RS entrega 30 moradias temporárias
A sexta entrega de casas temporárias para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul ocorreu nesta terça-feira (17/12), no bairro Pereus, em São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O município recebeu 30 módulos habitacionais temporários, totalizando 242 entregues até agora.
A entrega foi feita pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes. Operacionalizada pela Sehab, a ação possibilitou a desativação do último abrigo do município, além de oferecer mais conforto para que as famílias aguardem as casas definitivas.
O vice-governador falou sobre as etapas que precisam ser cumpridas para a construção de casas definitivas para as famílias atingidas pelas enchentes, tais como escolha do terreno, licenças ambientais, saneamento básico, fornecimento de energia elétrica e de água. Por isso, as casas temporárias são fundamentais para oferecer estrutura adequada para um acolhimento individualizado de forma mais ágil. "A palavra de ordem aqui é dignidade. Quando ocorreu mais essa enchente, o governador Eduardo Leite me disse que tínhamos que dar mais dignidade às pessoas que perderam suas casas. E as residências temporárias, entregues hoje, cumprem exatamente esse papel. São uma alternativa provisória, mas um grande avanço antes de conseguirmos entregar as casas definitivas", explicou Gabriel.
As moradias temporárias integram o programa A Casa é Sua - Calamidade, que tem o objetivo de promover a política habitacional de emergência atuando em três frentes: casas temporárias, que são ocupadas pelas famílias enquanto aguardam as casas definitivas; casas definitivas; e doação de casas por empresas parceiras.
Carlos Gomes destacou o empenho e a orientação do governador Eduardo Leite para que, no menor tempo possível, mais famílias atingidas pelos eventos de maio sejam atendidas com locais dignos de moradia. "Esse modelo foi escolhido pela alta qualidade que possuem. Estamos aqui para demonstrar nossa capacidade de dar a volta por cima e mostrar que nenhuma dificuldade é tão grande que não possa ser superada pelo trabalho de todos nós juntos. O governo do Estado esteve ao lado das famílias no resgate, no abrigamento e segue agora na etapa do recomeço. Vocês nunca estiveram e nunca estarão sozinhos", disse o titular da Sehab.
O prefeito de São Jerônimo, Evandro Agir Heberle, parabenizou o governo do Estado pela forma como vem atuando na reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos meteorológicos de maio. "Essa é uma pequena parte de tudo o que o governador Eduardo Leite tem feito para a reconstrução do Rio Grande do Sul", afirmou.