Primeiro polo de tecnologia de data centers do Brasil
Investimento é visto como porta de entrada para o RS
O governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a prefeitura de Eldorado do Sul assinaram, nesta quarta-feira (18/12), ato que sancionou a lei de criação do primeiro polo de tecnologia de data centers do país, viabilizando a construção da Scala AI City, empreendimento voltado ao processamento de dados de inteligência artificial da Scala Data Centers no município. Com investimento inicial de R$ 3 bilhões e previsão de gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, o polo de Eldorado será o maior da América Latina.
A Lei Municipal 5.949/2024 foi aprovada em 3 de dezembro e amplia o perímetro urbano para incluir a área destinada à construção da nova infraestrutura digital, além de simplificar os trâmites burocráticos, criando um ambiente mais propício para a instalação de data centers.
O vice-governador Gabriel Souza afirmou que o investimento é uma porta de entrada para o Rio Grande do Sul na área da tecnologia. "Costumo dizer que a inteligência artificial estará presente em todos os lugares do mundo, de forma direta ou indireta. Porém os investimentos físicos em inteligência serão realizados em pouquíssimos locais. E, para nossa sorte e também pelos nossos potenciais, nós somos um desses locais selecionados para receber esse aporte de investimentos. Daí a necessidade de uma robusta legislação para proteger essas operações e termos segurança jurídica. O mundo está mudando e precisamos adaptar as leis para isso", destacou Gabriel.
Segundo o titular da Sedec, Ernani Polo, o projeto impulsionará o potencial do Estado nesse setor. "Agradecemos ao time da Scala por trazer este grande investimento para o Rio Grande do Sul. Abre uma janela de oportunidades e um novo eixo econômico nessa infraestrutura de data centers, que tem muita demanda", disse. Polo também elogiou a prefeitura de Eldorado do Sul, que deu apoio e respaldo legal para o andamento do empreendimento.
O secretário explicou que a instalação dessa mega estrutura terá reflexos em outras áreas, como na de energia eólica. "Isso pode acelerar ainda mais a implantação de parques eólicos, o que para o Estado também é importante, porque é um investimento que acontecerá aqui para gerar energia e atender essa demanda que vai aumentar com o avanço do projeto da Scala."