Cadeiras anfíbias garantem acessibilidade ao mar
Estarão disponíveis nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal
Desde p último sábado (28), estão disponíveis nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná as cadeiras anfíbias, destinadas ao banho de mar de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Os equipamentos integram o projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Sanepar em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Secretaria do Esporte, durante as atividades do Verão Maior Paraná.
"Neste projeto, as pessoas com baixa mobilidade podem tomar seu banho de mar, com a ajuda de uma cadeira anfíbia e de monitores capacitados. Estaremos a partir de 28 de dezembro na Praia do Cristo, em Guaratuba, na praia de Caiobá, em Matinhos, e também em Pontal do Paraná, nas praias de Ipanema, Praia de Leste e Shangrilá, além de um ponto itinerante, que no sábado, dia 28, iniciará em Pontal do Sul", informa a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Roselis de Oliveira Presznhuk.
Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias
Com rodas especiais que facilitam o deslocamento na areia e no mar, as cadeiras anfíbias possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Elas são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável, podendo ser utilizadas por adultos e crianças. São adequadas para que o usuário entre no mar em uma profundidade segura.
O uso das cadeiras anfíbias é gratuito e orientado por profissionais qualificados para auxiliar os usuários do equipamento. Não é necessário agendar previamente, apenas um cadastro de quem vai utilizar o equipamento ou de seus responsáveis legais é feito no momento de uso das cadeiras. Por questões de segurança, em dias chuvosos, o serviço fica suspenso.
As cadeiras anfíbias estarão disponíveis aos veranistas entre o dia 28 de dezembro de 2024 e 02 de fevereiro de 2025, de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, em seis pontos fixos eu um itinerante. Confira os locais de atendimento: