Por:

Em 2025, ensino estadual terá mais cursos técnicos

Inovações e avanços imprimem um panorama promissor para a rede estadual de ensino em 2025. A expectativa é de que o ano seja marcado por iniciativas que reforçarão ainda mais a qualidade e a inclusão nas escolas da rede estadual. Há ações significativas já em curso, como a ampliação de vagas em cursos técnicos, medidas de valorização dos professores e a entrega inédita de materiais escolares gratuitos que beneficiarão milhares de alunos e suas famílias.

O secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, explica que entre os principais objetivos do Governo do Estado, neste ano, estão fortalecer o aprendizado, apoiar as famílias e preparar os jovens para um futuro de oportunidades.

"As ações confirmadas para 2025 visam transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais eficiente e acessível. Com isso, daremos continuidade às iniciativas que, no ano passado, garantiram a permanência do Paraná na liderança do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, demonstrando que o ensino do Estado segue no caminho certo", afirma o secretário.

A parceria entre a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), firmada em dezembro de 2024, trará um aumento expressivo na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Serão disponibilizadas 5.950 vagas, um crescimento de 138% em relação às 2.500 vagas ofertadas em 2024.

Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Eles têm duração de três anos e são integrados à carga horária regular do ensino médio. Além disso, os estudantes contarão com transporte e alimentação durante as aulas práticas. A matrícula para os interessados deve ser feita até 13 de janeiro, nas escolas participantes.

Após implementação do projeto-piloto em duas escolas ao longo de 2023, neste ano o programa Parceiro da Escola terá abrangência ampliada, sendo implementado em 82 colégios da rede estadual, em 34 municípios paranaenses. A iniciativa busca melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura das unidades de ensino, por meio de parcerias com instituições privadas.

Entre as melhorias previstas estão obras de manutenção, gestão de terceirizados e aprimoramento de serviços administrativos.