A comitiva gaúcha liderada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reuniu-se nesta terça-feira (7/1) com o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, e com o adido agrícola da embaixada, Angelo de Queiroz Maurício.
Durante o encontro, realizado em Nova Dehli, foram tratadas as potenciais colaborações entre o país asiático e o Rio Grande do Sul e a apresentação de produtos gaúchos para o mercado indiano.
Na ocasião, foi alinhada a presença de delegações indianas na Expodireto, que ocorre em março, em Não-Me-Toque, e na Wine South America, feira de vinhos que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves.
Para o secretário Ernani Polo, a presença da Índia nestes grandes eventos demonstra o interesse do país em estabelecer parcerias.
"Estamos cumprindo as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável no que diz respeito a abrir mercados e atrair investidores para o Estado. Os indianos se interessaram pelos produtos gaúchos na mais recente missão do Estado ao país, e essa viagem atual consolida a relação entre Rio Grande do Sul e Índia, sinalizada pela vontade deles em conhecer nosso Estado", finalizou.
O grupo, que conta com a presença de empresários do setor vitivinícola, se reuniu com uma das maiores importadoras de bebidas da Índia, a Empire Spirit.
De acordo com o diretor-adjunto do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Sebastian Watenberg, esse contato representa uma oportunidade para o produto gaúcho entrar no mercado do país.
IndusFood
A partir da quarta-feira (8/1), a comitiva gaúcha participa da IndusFood 2025, feira que reúne produtores, distribuidores e inovadores do setor de alimentos e bebidas. Além de uma feira com mais de 1800 expositores, o evento terá palestras e workshops que discutirão mercado, inovação e sustentabilidade no setor. O objetivo da participação é divulgar a produção gaúcha de vinhos, suco de uva, espumantes e maçã.