Por:

Mais de 70 startups participam de encontro

A primeira edição do PIT Conecta Startups ocorreu nesta quinta-feira (9/1) no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O objetivo foi conectar o Programa de Inovação do Tesouro (PIT) às startups gaúchas, sendo que 71 delas de inscreveram. A promoção do evento é compartilhada pelo Tesouro do Estado com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e apoio da Rede RS Startup.

A titular da Sict, Simone Stülp, apresentou o que o governo de Estado tem feito para aplicar as novas legislações que auxiliam na contratação de inovação. "É recompensador ver, nesta época, este espaço lotado", disse, referindo-se à grande participação de representantes das startups no evento.

"Nossa primeira semana útil de janeiro nos apresenta uma aproximação sobre o que queremos para 2025. Precisamos normalizar compras públicas de inovação, encomendas tecnológicas mais alinhadas com as tendências globais", destacou.

Simone também chamou a atenção para o amadurecimento da política de inovação e da necessidade de pensar a longo prazo. "Este momento aqui com o Tesouro do Estado é resultado de todo um desenho estratégico de longo prazo. Por isso, passamos a regulamentar a Lei Gaúcha de Inovação", complementou.

Já o Tesouro do Estado focou na apresentação de seus principais projetos e nos desafios futuros. O subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher, chamou atenção para a natureza do trabalho público, em função de um conjunto de demandas maior que a capacidade do Estado e, portanto, da necessidade de buscar soluções e acessar um desenvolvimento com nova base produtiva.

Lacher explicou que os servidores públicos são selecionados e treinados para não errar, atendendo às leis, mas, ao mesmo tempo, precisam ser inquietos e estar sintonizados com um novo mundo.

"Hoje temos legislação que nos permite contratar startups que nos ajudem a pensar diferente. O nosso Programa de Inovação tem uma relação muito bem estabelecida com as universidades. Precisamos dessas mesmas relações com startups para termos mais agilidade na solução dos problemas", ressaltou.