Em sete dias, guarda-vidas salvam 596 banhistas
Número foi reflexo do aumento de banhistas locais e turistas
Os Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando intensamente nesta Estação Verão. Somente entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024, foram registrados 596 salvamentos por afogamento em praias e rios do estado, um reflexo do aumento de banhistas locais e turistas em Santa Catarina.
Os dados de salvamentos estão dentro da normalidade, considerando o aumento de banhistas e o intenso trabalho preventivo realizado pela corporação. Além disso, o aumento no número de salvamentos está em conformidade com a expectativa do Governo do Estado, que já havia anunciado que cerca de 3,1 milhões de turistas viriam para SC nesta temporada.
Atualmente, o CBMSC conta com um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 km de litoral. Diariamente, cerca de 470 bombeiros estão em ação no litoral catarinense, com o reforço de 96 bombeiros vindos do interior do estado. Além disso, ambulâncias auto-socorro de urgência (ASU) estão estrategicamente posicionadas em Florianópolis, na Praia dos Ingleses, e em Balneário Camboriú.
A operação de alta temporada, promovida pelo Governo de Santa Catarina em conjunto com forças de segurança e secretarias estaduais, teve início em 16 de dezembro e segue até 9 de março de 2025.
Na tarde de segunda-feira (30), por volta das 15h, um adolescente de 13 anos foi resgatado após afogamento na Praia de Naufragados, em Palhoça. O resgate foi realizado pelos Guarda-vidas Civis Voluntários (GVCV) do CBMSC, que iniciaram os procedimentos de reanimação ventilatória ainda dentro da água. A irmã do menino, de 19 anos, que também estava em situação de risco, conseguiu sair da água por conta própria através do costão da praia, sofrendo escoriações.
Para o atendimento à ocorrência, o CBMSC mobilizou uma embarcação do tipo Jet Ski e uma ambulância da Praia da Pinheira. Com o auxílio de uma embarcação civil que estava no local, os guarda-vidas transportaram o adolescente até a praia. Ao chegar ao local, o condutor do Jet Ski encontrou o adolescente já na areia, recebendo atendimentos complementares dos guarda-vidas, além de um médico e uma enfermeira que estavam na praia.