225 salvamentos e 121,6 mil ações
Em 16 dias da Operação Verão Total 2024/2025 do governo do Estado, já foram registrados 225 salvamentos e mais de 121,6 mil ações de prevenção. Os dados estão no balanço do Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul (CBMRS), divulgado na quarta (8). Durante toda operação na temporada passada, ocorreram 783 salvamentos e mais de 375,9 mil atividades preventivas.
"O foco é agir antes que o afogamento aconteça, alcançando, diretamente, as pessoas que possam estar em situação de risco", afirma o comandante-geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. A Operação Verão Total 2024/2025 foi aberta oficialmente no dia 21 de dezembro, em evento com a presença do governador em exercício Gabriel Souza.
Com a chegada da temporada de veraneio ocorre um grande deslocamento de gaúchos e de turistas, inclusive de países vizinhos, para o litoral e águas internas do Estado. Por isso, seja entre o mar de guarda-sóis na beira das praias ou nas calmas águas de balneários, as guaritas vermelhas, ocupadas pelos guarda-vidas civis e militares do CBMRS, são símbolo de segurança e cuidado para adultos e crianças. A presença dos profissionais é fundamental para a tranquilidade nas águas, sublinhada por um resultado exemplar: nas áreas monitoradas pelos guarda-vidas, nenhuma morte por afogamento foi registrada nos últimos cinco anos.
Esse marco foi conquistado por meio de ações importantes do governo do Estado, como campanhas permanentes de prevenção, aprimoramentos na formação dos guarda-vidas e investimentos em tecnologia e equipamentos modernos, que favorecem o atendimento à população. Desde 2022, foram investidos mais de R$ 67,8 milhões na área de segurança aquática, incluindo a aquisição de embarcações, quadriciclos, binóculos e equipamentos de proteção individual.
"Investimos em tecnologia que proporciona rapidez e eficiência nas ações de resposta, mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a aproximação com a comunidade. Durante o período de veraneio, por exemplo, reforçamos a importância de práticas como tomar banho em locais próximos às guaritas de guarda-vidas, manter atenção máxima com as crianças e com outras pessoas que, porventura, não tenham uma percepção clara dos riscos. Com atitudes simples e responsáveis, todos podem contribuir para um período mais seguro nas águas", ressalta o comandante-geral do CBMRS.
A partir das guaritas, os olhos atentos dos profissionais civis e militares observam o banho dos gaúchos, focando em ações preventivas, como a sinalização por bandeiras e orientações aos frequentadores das praias e águas abrigadas.