Curitiba será palco de importantes discussões sobre a crise climática. Começa nesta quarta-feira (12), às 9 horas, no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (CEMA/PR). O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), é uma das etapas da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
Com o tema "Paraná agindo pelo clima", o simpósio vai reunir representantes da sociedade civil, poder público e setor privado para consolidar e priorizar propostas desenvolvidas durante as fases municipais da CNMA, realizadas em todo o Paraná, sob a perspectiva da "Emergência climática: o desafio da transformação ecológica". O término está previsto para quinta-feira (13).
"A conferência é um processo democrático e participativo, um momento para propor, debater e discutir políticas públicas que podem ajudar a mitigar os impactos da emergência climática no País", explica Nara Lucia da Silva, representante titular da Sedest na COE e coordenadora estadual de Patrimônio Natural e Educação Ambiental.
A CEMA/PR é a fase estadual de uma série de encontros - 48 conferências municipais, 11 intermunicipais e sete livres, que envolveram 95 municípios paranaenses. Durante esses eventos, os participantes elaboraram propostas dentro dos cincos eixos temáticos da CNMA: Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa e incentivo a tecnologias sustentáveis; Adaptação e preparação para desastres: medidas para fortalecer a resiliência climática; Transformação ecológica: modelos sustentáveis de produção e regeneração ambiental; Justiça climática: garantia de equidade na distribuição dos benefícios de políticas climáticas; e Governança e educação ambiental: ampliação da participação social e conscientização sobre mudanças climáticas.
Agora, na conferência estadual, os delegados eleitos na etapa municipal, juntamente com a comissão organizadora, vão discutir e selecionar 20 propostas em conjunto, sendo quatro de cada eixo temático. As proposições serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), fase final das reuniões, que em 2025 terá sua 5ª edição entre 6 e 9 de maio, em Brasília (DF). Além disso, durante a etapa estadual serão selecionados até 60 delegados paranaenses que representarão o Paraná na etapa nacional.
A população também pode participar do evento acompanhando as deliberações, mas sem poder votar na seleção das propostas e na escolha dos delegados.