Por:

30 moradias em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), entregou, nesta quarta-feira (12/3), mais 30 casas temporárias para famílias atingidas pelas enchentes em Cruzeiro do Sul. As moradias estão localizadas no Novo Passo de Estrela, área de 16 hectares desapropriada pelo Estado para reassentar as famílias atingidas no Passo de Estrela, maior bairro da cidade e que foi fortemente atingido pela cheia. Outras 28 unidades haviam sido implantadas em setembro, ao lado do Esporte Clube Salão Quinze de Novembro, no bairro São Gabriel.

Com a entrega desta quarta-feira, o último dos dois abrigos mantidos no município foi desativado. Elisangela da Silva e seus três filhos receberam a chave da casa número um do novo bairro. "Eu moro em Cruzeiro do Sul desde meus oito anos de idade. Nunca tinha visto uma devastação dessas. Quase perdi meu filho em setembro de 2023 e depois veio a enchente de maio. Ficamos um tempo no abrigo e depois fomos para o aluguel social. Agora, essa moradia, mesmo sendo temporária, é essencial para eu me reerguer", disse muito emocionada.

O vice-Governador Gabriel Souza acompanhou algumas famílias no primeiro dia em suas novas moradias. "Nós estamos buscando zerar o déficit habitacional dessas pessoas mais necessitadas que precisam de casas. Com essa entrega de hoje, nós não teremos mais ninguém em abrigos aqui no Vale do Taquari. Embora seja uma situação temporária, é uma solução digna. São residências de 27 metros quadrados, com eletrodomésticos, móveis e banheiro individualizado, o que dará mais privacidade e uma vida melhor às famílias. Enquanto isso, o governo estadual está trabalhando com muita celeridade para entregar as casas definitivas", afirmou.

A iniciativa faz parte do programa A Casa É Sua - Calamidade, criado para promover a política habitacional de emergência e que atua em quatro frentes: construção de casas temporárias, construção de casas definitivas, desapropriação de terrenos para construção de parte das casas definitivas e doação de unidades por empresas privadas. Somente nessa modalidade do A Casa é Sua, o governo estadual investiu R$ 83,3 milhões em 625 habitações temporárias e R$ 58,7 milhões na construção de 422 residências definitivas em 11 municípios.

O titular da Sehab, Carlos Gomes, citou o trabalho destacado do vice-governador desde a enchente de 2023 no Vale do Taquari e o significado da segurança de uma moradia individual. "Temos hoje aqui um momento emblemático. Cruzeiro do Sul é mais um município onde, com as moradias temporárias, desativamos o último abrigo coletivo", ressaltou.