O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou na sexta-feira (21) - Dia Internacional da Síndrome de Down - a nova APAE de Flor da Serra do Sul, no Sudoeste, uma das 17 escolas de educação especial que estão sendo construídas em sua gestão, em uma iniciativa inédita do Governo do Estado. A APAE Flor da Vida atende 42 alunos com deficiência. Até então ela funcionava de forma improvisada na garagem da Câmara do município e em outro imóvel na cidade vizinha de Palma Sola, em Santa Catarina.
"Estamos inaugurando mais uma aula de Educação Especial para os alunos da APAE de Flor da Serra do Sul, dando oportunidade a professores e alunos de ter um espaço adequado, que os atende de forma respeitosa", salientou Ratinho Junior. "O Paraná nunca tinha construído unidades como essa, sempre foi um trabalho feito pelos pais e comunidade, e há três anos começamos esse projeto para poder criar um espaço adaptado, organizado e preparado realmente para oferecer uma boa educação".
O Governo do Estado investiu R$ 1,8 milhão na nova nova estrutura, localizada em um terreno de 5 mil metros quadrados adquirido pela própria entidade. O repasse, a fundo perdido, foi feito pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) ao município, que foi responsável pela execução da obra.
"É um momento ímpar e um marco histórico para o nosso município. É imensurável a nossa gratidão ao Governo do Estado por essa obra, que representa muito para a nossa população e é o projeto mais importante do nosso município", salientou o prefeito de Flor da Serra do Sul, Valmor Felipe Júnior. "A partir de agora, com a sede nova, a parceria que sempre tivemos com a APAE vai se fortalecer ainda mais".
Todos os espaços da unidade são adaptados para atender às necessidades dos estudantes, que têm entre 2 e 76 anos de idade e diferentes graus de deficiência física, intelectual ou motora. Ela conta com seis salas de aula, cozinha, refeitório e salas destinadas para a secretaria, direção, sala de professores, biblioteca e para os atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
Os planos agora incluem a construção de novas estruturas no terreno amplo, como quadra esportiva e piscina. Além disso, também deve ser construído no local um espaço para aulas de equoterapia, que já são oferecidas pela instituição.