A InvestRS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tornou-se a mais recente instituição ligada ao governo do Estado a implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos. O ato de assinatura da adesão ocorreu nesta terça-feira (25/3), com a presença da titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e do presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki. Os servidores da agência já estão em treinamento para operar o sistema.
A possibilidade de implantação do SEI no RS é resultado do protocolo de intenção assinado em 2024 entre o governo estadual, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desenvolvedor do sistema. O objetivo da iniciativa é integrar os processos eletrônicos em todas as esferas e modernizar a gestão pública.
"Com a adesão do Invest RS, damos mais um passo na expansão do SEI na administração pública estadual, fortalecendo a transparência e a economia na tramitação de processos", ressalta Danielle.
"Como uma organização de natureza privada, a Invest RS precisa ter um alinhamento preciso e intenso com o poder público, com o qual interage e colabora na tarefa de desenvolver o Rio Grande do Sul. O SEI proporciona a agilidade necessária para atingirmos esse objetivo, acelerando e uniformizando processos", explica Prikladnicki. "Trata-se de uma ferramenta que complementa o nosso portfólio de instrumentos de gestão, o qual foi pensado para ser o mais moderno e rápido possível."
Depois da Invest RS e do piloto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater/RS-Ascar), formalizado em fevereiro de 2025, o próximo projeto envolve a Comissão Permanente de Responsabilidade de Pessoa Jurídica (CRPJ), da qual fazem parte a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).
A implantação do SEI no RS é liderada pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI). A execução está a cargo da Divisão de Soluções Digitais da STI.