A nova cara do Litoral do Paraná

Por

Toneladas de areia, dezenas de quilômetros de novas calçadas, ciclovias e pistas de corrida. Com grandes projetos de revitalização e infraestrutura, o Litoral do Paraná está passando por uma transformação. O Governo do Estado está modernização a região com o objetivo de impulsionar o turismo e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá, em um dos maiores ciclos de investimento da história da região.

Entre os projetos estão a engorda das praias, revitalização de orlas e de áreas urbanas dos municípios e criação de áreas de novas áreas de lazer. Todas elas conduzidas com responsabilidade ambiental, priorizando o desenvolvimento sustentável das cidades e o bem-estar dos moradores.

"Começamos com a revitalização da Orla de Matinhos, que já foi aprovada pelos moradores e veranistas que passaram pela cidade ao longo da temporada. Agora estamos avançando para os demais municípios, aproveitando todo o potencial turístico e as belezas do nosso Litoral", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Com investimento de R$ 354,4 milhões, a intervenção em Matinhos é a maior obra de alargamento de orla do Brasil. Além da engorda da faixa de areia, a revitalização conta com plantio de área de restinga e instalação de ciclovias, pistas de caminhada e novas calçadas, tornando os ambientes ainda mais agradáveis.

Durante a intervenção, também foram instalados milhares de tetrápodes, que são peças de concreto de quatro pontas que ajudam que a maré não danifique os espigões ou não leve a areia de volta para o mar. Cada uma destas peças tem 3 metros de altura e mais de 10 toneladas. Ao todo, foram lançados 4,6 tetrápodes em seis pontos da orla.

Até fevereiro, 97% de toda a obra já tinha sido executada, restando algumas obras de drenagem e urbanização que estão em fase final.

Diante do sucesso das intervenções feitas em Matinhos, uma revitalização parecida está prestes a sair do papel também em Pontal do Paraná. Ao todo, serão 23 quilômetros requalificados, divididos em seis lotes. Na primeira delas, que teve ordem de serviço emitida em fevereiro, serão modernizados 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas.

Também estão previstas reformas no calçamento, obras para a construção de novas pistas de corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer, além da modernização do molhe e da guia de corrente que ficam na desembocadura do canal de Pontal do Sul.

Um dos centros históricos mais antigos e tradicionais do Brasil também vai ser requalificado. Em Paranaguá, a área central da cidade vai receber melhorias de paisagismo, iluminação e pavimentação que vão transformar a cidade mais antiga do Estado em um polo turístico e cultural ainda mais pujante.