Entrega definitiva do Multipalco Eva Sopher
O Teatro Simões Lopes Neto será aberto ao público no dia 27
Porto Alegre está prestes a ganhar um novo palco. Com inauguração confirmada para 27 de março, o Teatro Simões Lopes Neto marca a entrega definitiva do Multipalco Eva Sopher à população do Rio Grande do Sul. Finalizadas as obras, o complexo cultural, construído em terreno anexo ao Theatro São Pedro, se consolidará como um dos maiores e mais completos centros culturais da América Latina.
Como parte dos preparativos para a inauguração, foi realizada, na manhã desta terça-feira (18/3), uma coletiva de imprensa com as presenças do governador Eduardo Leite, da titular da Secretaria da Cultura (Cultura), Beatriz Araujo, do presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, e da diretora artística da fundação, Gabriela Munhoz. Os jornalistas puderam conhecer mais detalhes sobre as características que diferenciam o novo teatro, como qualidade acústica especial, bem como a programação de inauguração e o conceito no qual ela se baseou.
O avanço dos investimentos do Estado nos últimos anos na área da Cultura e a reforma do Theatro São Pedro também foram temas abordados pelos jornalistas. Foi possível ainda relembrar o histórico das obras no complexo MultiPalco e entender a escolha do nome de Simões Lopes Neto, considerando a contribuição dele para a literatura e para a criação de uma tradição no teatro gaúcho. Com Lopes Neto, começou a produção regular de peças autorais no Estado.
"O Teatro Simões Lopes Neto é um marco que representa a valorização da cultura como força transformadora da sociedade. Como líder do governo que mais investiu em Cultura nas últimas décadas, é um imenso orgulho inaugurar este novo teatro integrado ao Multipalco do Theatro São Pedro. É uma reafirmação do nosso dever de preservar a memória e, ao mesmo tempo, abrir novos caminhos para a expressão artística. É um espaço de encontros e possibilidades, onde diferentes gerações poderão criar, inovar e se emocionar", afirmou o governador Eduardo Leite.
A obra, cuja pedra fundamental foi lançada em 2003, será concluída após 22 anos de construção, a qual voltou a ganhar fôlego em 2021, quando passou a receber aportes significativos do governo do Estado, por meio da Sedac.