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As 200 escolas destaques em alfabetização no RS

Com o auditório lotado, representantes de 200 escolas estaduais e municipais estiveram presentes, na manhã desta quarta-feira (2/4), no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, para receber as premiações do Programa Alfabetiza Tchê 2025. O evento celebrou as instituições de ensino da educação pública gaúcha que se destacaram pelos resultados de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira, além de secretários municipais, dirigentes educacionais e diretores de escolas. Na abertura, os hinos nacional e rio-grandense foram interpretados pela jovem cantora Luiza Barbosa, que também foi estudante da Rede Estadual, em Sapiranga.

O governador falou sobre a importância do programa para a concatenação entre as redes de ensino na busca pela evolução do desempenho dos alunos. "O Estado não é apenas gestor da sua própria rede escolar, ele é responsável pela educação gaúcha, que tem as redes municipais como agentes fundamentais no processo de alfabetização. Por isso criamos o Alfabetiza Tchê, para uma colaboração entre Estado e municípios nesta missão tão importante. Só neste ano, aportamos R$ 50 milhões para o programa. Educação é prioridade para o desenvolvimento e o futuro do Rio Grande, e essa é umas das tantas iniciativas que estamos empreendendo para promover uma transformação nesta área", afirmou Leite.

Os pequenos estudantes da Escola Oscar Konrath, de Sapiranga, fizeram ainda uma apresentação, recitando textos para demonstrar, na prática, a fluência leitora e os resultados do programa. Logo no início da programação, Raquel parabenizou os presentes, destacando que a alfabetização é a base de todo o processo de educação e, por isso, deve ser priorizada como uma das principais frentes de atuação das escolas públicas.

"Quando falamos em alfabetizar, estamos falando em desenvolver as habilidades e competências do século XXI em cada criança, seja em escolas estaduais ou municipais. Essa é a essência do regime de colaboração: uma rede acolhedora, que entende a educação como território de oportunidades, onde todas as crianças têm direito a aprender e desenvolver seu potencial pleno", enfatizou.