Por:

Paraná inicia exames oftalmológicos em menores

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram. Crianças e adolescentes dos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral, já estão sendo atendidas desde a manhã desta segunda-feira (07).

Em Antonina, os atendimentos acontecem até quarta-feira (09), na Escola Estadual Maria Arminda (Avenida Thiago Peixoto, 1419). Já em Itaperuçu, a ação ocorre até a próxima segunda-feira (15) no Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu (Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284). Os exames serão realizados até julho deste ano no restante das cidades escolhidas para participar do programa.

Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.

Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.

Para Juliana Maiara de Souza, mãe do estudante Bernardo de Souza, de 10 anos, o Programa Bons Olhos representa grande oportunidade. "Estes exames são inéditos, principalmente em nosso município. Existem muitas crianças que têm dificuldade de enxergar, por isso esta ação é sensacional. Meu filho é autista, estudou em uma escola especial, mas nunca teve essa oportunidade. Para ele está sendo uma novidade", disse.

A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.