Por: José Aparecido Miguel (*)

"Tragédia de Aracruz, uma Tragédia de Todos Nós!"

1- BOLSONARISTAS vaiam gol da Seleção Brasileira. Em acampamento na frente de quartel, bolsonaristas se recusam a assistir Brasil na copa e vaiam os gols da seleção. (...) (Meteoro Brasil) Sob vaias, protesto golpista cruza Paulista rumo a quartel, em SP. Por José Dacau. Manifestantes que reivindicam um golpe por meio de uma intervenção militar no Brasil foram vaiados, domingo à tarde, na avenida Paulista, na região central da cidade de São Paulo. Pessoas que aproveitavam que a avenida estava fechada para lazer gritavam "acabou" e "perdeu", enquanto faziam o "L" com as mãos, em referência ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A concentração aconteceu às 14h em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). Os manifestantes estavam em sua maioria com camisetas e bandeiras do Brasil nas costas. (...) (UOL)

2- EMPRESÁRIO bolsonarista admite integrar grupo que hostilizou Gilberto Gil, mas nega ter xingado o artista. Ranier Lemache, em nota, diz ainda que, apesar da divergência dele aos ideais ao do cantor, reitera "o mais absoluto respeito" ao nobre artista." Por Jussara Soares. (...) (O Globo)

3- ADVOGADO que delatou juiz Bretas desfaz acordo e retira acusações. José Antônio Fichtner havia delatado o próprio irmão e era um dos denunciantes da "tortura psicológica" supostamente praticada pela Lava-Jato. Por Laryssa Borges. (...) (Veja)

4- TRAGÉDIA de Aracruz, uma Tragédia de Todos Nós! "Nunca imaginei que esse tipo de coisa pudesse ocorrer no Espírito Santo." Este é o relato de uma mãe, abraçada ao filho enquanto acompanhava as notícias sobre o ataque a duas escolas em Aracruz. Os olhos estavam marejados e a voz embargada. A incredulidade dessa mãe é o sentimento de todos nós. Na sexta-feira, um garoto de 16 anos invade duas escolas, mata três professores, uma aluna de 12 anos, e deixa outras 12 pessoas feridas. Superado o luto, e não será breve, há que refletir sobre os valores sociais que temos construído como sociedade. Ódio, por exemplo, não nasce de uma hora para a outra. Muitas vezes é ensinado de pai para filho, tem raízes na incapacidade de lidar com as diferenças e com as próprias frustrações. A agressividade e a violência, em diversos matizes, acabam sendo a forma de lidar com o que não se consegue viver. Para essas pessoas, eliminar o outro é a única solução e, desta maneira, coloca-se em risco o fundamento primeiro da sociedade: a convivência. E, sem ela, todos nós morremos um pouquinho a cada dia. (Editorial Rede Vitória)

5- 'LULA não se decide entre Jobim, Wagner e Mercadante, e Defesa vive ameaças na transição'; leia coluna. Grupo de 221 oficiais entregou petição aos comandantes pedindo intervenção, enquanto partidos adiam divulgação dos nomes para a área; cresce a ideia de usar o ministério para acomodar petistas, escreve Marcelo Godoy. (...) (O Estado de S. Paulo) 'Fernando Haddad, cotado para a Fazenda, é um desses casos de fracasso testado e comprovado'. A opinião é de José Roberto Guzzo. (...) (O Estado de S. Paulo)

6- EMPRESÁRIO bolsonarista admite integrar grupo que hostilizou Gilberto Gil, mas nega ter xingado o artista. Ranier Lemache, em nota, diz ainda que, apesar da divergência dele aos ideais ao do cantor, reitera "o mais absoluto respeito" ao nobre artista." Por Jussara Soares. (...) (O Globo)

7- 'BRASIL precisa de reforma no sistema penal, no sentido de um desencarceramento', defende Lewandowski. O ministro do STF destacou as 'condições desumanas' nos presídios e a avalanche de prisões provisórias. O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski defendeu, sábado 26, a necessidade de "restaurar a segurança pública" no Brasil, um processo a envolver o combate ao crime organizado e às milícias e uma reforma do sistema penal, "no sentido de um desencarceramento". "Temos hoje, no Brasil, cerca de 800 mil presos, vivendo em condições desumanas", afirmou o magistrado. "40% são presos provisórios, que não ficam frente a frente com um juiz por meses ou anos, e é preciso que isso seja modificado." (...) (Carta Capital)

8- REAJUSTE proposto para salário de Tarcísio no governo de São Paulo é o dobro da inflação. Por Felipe Pereira. Em caso de aprovação, o valor passará de R$ 23 mil para R$ 34,5 mil. (...) (UOL)

9- PODEMOS vislumbrar um futuro sem câncer, diz diretor do Instituto Ludwig, dos EUA. Chi Van Dang afirma ver com entusiasmo as perspectivas para a próxima década. (...) (O Estado de S. Paulo) Oncologista indica 10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer. Médica afirma que alguns tipos de câncer podem ser prevenidos e aponta hábitos que devem ser adotados para reduzir o risco da doença Por Eline Sandes. 1. Não fume. 2. Não abuse de bebidas alcoólicas. 3. Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carne vermelha, de porco e alimentos processados. 4. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes. 5. Proteja-se do sol, usando filtro solar e evitando a exposição entre 10h e 16h. 6. Pratique atividades físicas todos os dias. 7. Mantenha-se atento à saúde e realize autoexames periodicamente. 8. Faça um check up médico anual. 9. Mantenha hábitos de sexo seguro, pois o uso de preservativo é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero e outros tipos da doença. 10. Proteja-se contra a hepatite, uma das principais causas do câncer do fígado. (,,,) (Metrópoles)

10- A 'HERESIA de Kepler': a forma geométrica que fez o astrônomo questionar Deus. Por Josep Lluis i Ginovart e Cinta Lluis Teruel, The Conversation - A missão do matemático, astrônomo e astrólogo Johannes Kepler, a serviço do imperador Rodolfo 2° de Habsburgo, era descobrir as leis usadas pelo Criador para dar forma ao Universo. Mas Kepler (1571-1630) enfrentou uma incongruência, uma peça que não se encaixava na lógica e questionava a onipotência de Deus. O frei Ignacio Muñoz Pinciano (1608-1685) escreveu Kepler não só estava errado, mas também que sua obra era uma heresia. (...) (BBC News Brasil)

11- 'RICHARLISON é horrível', detona Cassano, ex-atacante da seleção italiana, no canal Bobo TV. Ex-atleta e atual comentarista de TV fez duras críticas ao camisa 9 da seleção brasileira no Catar. (...) (O Estado de S. Paulo) Ex-atacante da Itália, Cassano critica atuação de Richarlison na Copa: 'Não sabe dominar uma bola' na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Ex-atacante da Itália, do Real Madrid e do Milan e atual comentarista, Cassano criticou o jogador. "Richarlison é horrível". No auge da carreira, Richarlison já atuou 39 vezes pela seleção brasileira e fez 19 gols. Já o italiano, aposentado da carreira de jogador, fez o mesmo número de jogos pela Azzurra e marcou apenas dez gols. (...) (Diário do Nordeste)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP
(www.maiscom.com), trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
(www.outraspaginas.com.br).
E-mail: jmigueljb@gmail.com