Por: José Aparecido Miguel (*)

Com inflação controlada e desemprego em queda, confiança do consumidor brasileiro atinge melhor nível em nove anos

1-VIÚVA DO DOADOR de Faustão diz que ele foi vítima de omissão. Fábio Cordeiro da Silva doou o coração para o apresentador. Por Giovanna Fraguito. A viúva do pedreiro Fábio Cordeiro da Silva, que doou o coração para Faustão, disse que ele foi vítima de omissão de socorro. Jaqueline Silva contou que o marido passou mal e sofreu um Acidente Vascular Cerebral no apartamento em que estava trabalhando. Segundo ela, ele só foi encontrado no dia seguinte, já desacordado. (...) (Veja)

2-FOTÓGRAFO - STF suspende impedimento de fotógrafo cobrir CPI do 8 de Janeiro. Segundo o ministro Luiz Fux, decisão do presidente Comissão Parlamentar de Inquérito, Arthur Maia (União Brasil-BA), contra Lula Marques, fotógrafo da EBC, foi desproporcional. O fotógrafo registrou conversa entre o senador Jorge Seif (PL-SC) e um jornalista durante a CPI na data de operação da PF contra Renan Bolsonaro. (...) (Poder360)

3-AMEAÇAS - 7 DE SETEMBRO MANCHADO - Com Bolsonaro, 7 de Setembro foi manchado por ameaças, golpismo e exaltação à ditadura. Na celebração do 7 de Setembro de 2021, Bolsonaro fez ataques diretos a ministros do STF, chamando Alexandre de Moraes, por exemplo, de "canalha". Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), as comemorações do 7 de Setembro se transformaram em comícios políticos, marcados por polêmicas. Bolsonaro fez ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e discursos antidemocráticos, a exemplo de elogiar o golpe militar de 1964. (...) (Brasil247)

4-MÍDIA EMPRESARIAL ignora decisão histórica de Toffoli e se mantém ao lado da Lava Jato, de quem foi cúmplice. Os principais veículos da mídia corporativa, que foram cúmplices da Lava Jato no processo de destruição da economia, da democracia e das instituições brasileiras, se mantiveram ao lado da operação, a despeito da decisão histórica do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. É o que aponta, por exemplo, Vinicius Betiol, mestre em geopolítica pela UFRJ. "Assistindo aqui o Jornal Hoje da Globo. Já deu para ver qual será a narrativa da mídia empresarial, historicamente golpista no Brasil. Ficarão ao lado da lava jato. Estão reafirmando que houve corrupção e que 6 bilhões foram recuperados. Ocorre que ninguém está negando que exista corrupção no Brasil. O ponto é que a lava jato se aproveitou de uma investigação de corrupção para perseguir opositores políticos e para quebrar diversos setores da nossa economia. Inocentes foram presos e empresas foram destruídas. O que adianta recuperar 6 bilhões se o prejuízo dado pela operação foi de 600 bilhões?", diz ele. (...) (Brasil247)

5-RADICAIS DE BOLSONARO - Bolsonaristas votam contra projeto que limita juros do cartão de crédito e cria o Desenrola. Aliados radicais de Jair Bolsonaro alegaram ser contra "regular o dinheiro alheio" para justificar a votação contra o PL que deve derrubar juros do cartão de crédito de 440% para 100% ao ano. Por Plínio Teodoro. (...) (Fórum)

6-NEM ÓDIO, NEM MEDO - Lula diz que 7/9 não será dia nem de ódio nem de medo. 'Brasil é um só': discurso de Lula sobre o 7 de Setembro. O presidente Lula (PT) disse que o feriado de 7 de Setembro (Dia da Independência do Brasil) "não será um dia nem de ódio, nem de medo, e sim de união". O que aconteceu: O petista destacou a democracia e a união da população durante o pronunciamento de quase nove minutos de duração e reproduzido em cadeia nacional. O chefe do Executivo brasileiro declarou que a data serve para lembrar que o país é um só, uma "grande nação", apesar das diferenças socioculturais e políticas em todo o território. (...) (UOL)

7-INADIMPLÊNCIA - Mais de 6,5 milhões de empresas estão inadimplentes no Brasil. Resultado é o maior na série histórica do Serasa Experian, iniciada em 2016; setor mais atingido é o de serviços, representando 54,2% dos inadimplentes. Cerca de 6,55 milhões de empresas estavam inadimplentes no Brasil em julho, aponta levantamento do Serasa Experian divulgado quinta-feira (7). O estudo foi divulgado pela Globo News. (...) (O Antagonista)

8-COM INFLAÇÃO CONTROLADA e desemprego em queda, confiança do consumidor brasileiro atinge melhor nível em nove anos. Estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) revela também aumento na Intenção de Consumo das Famílias (ICF). A confiança dos consumidores brasileiros atingiu seu nível mais alto em nove anos, impulsionada pela queda da inflação, melhorias no mercado de trabalho, início da redução das taxas de juros e alívio no endividamento das famílias. Diversas pesquisas que avaliam o grau de confiança dos brasileiros tanto no presente quanto no futuro corroboram esse otimismo, desempenhando um papel crucial na previsão das intenções de compra dos consumidores e no cenário econômico a curto prazo, informa o jornal O Globo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) registrou um aumento de dois pontos em agosto, alcançando 96,8 pontos, o patamar mais elevado desde fevereiro de 2014, quando atingiu 97 pontos. Vale ressaltar que um valor acima de 100 é considerado indicativo de otimismo. Outro estudo, conduzido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), revelou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou em 1,4% em agosto e ultrapassou a marca dos 100 pontos, atingindo o nível mais alto desde abril de 2015, quando chegou a 102,9 pontos. (...) (Brasil247)

9-DESASTRES NATURAIS atingiram 26 milhões de brasileiros em um ano. Em 2022 foram contabilizados 4.749 eventos extremos, segundo dados da Defesa Civil. Por Carlos Madeiro. O Brasil vem registrando aumento no número de desastres: em 2022 foram contabilizados 4.749, um recorde desde 1991, segundo dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. (...) (UOL)

10-'A PRAÇA É NOSSA': Marlei Cevada, atriz do programa, é internada. A artista sofreu um acidente em seu banheiro e chegou a permanecer na UTI, mas foi transferida para um quarto. Por Penélope Menezes. A atriz Marlei Cevada, 48 anos de idade, conhecida por interpretar a personagem Nina no programa humorístico "A Praça é Nossa", está internada desde sábado, 2, após escorregar no banheiro e bater a sua cabeça. Na terça-feira, 5, Marlei comunicou aos fãs que teve "um desmaio repentino no banheiro" e apagou novamente quando chegou ao hospital. Após o acidente, Cevada compartilhou em perfil no Instagram uma pausa na sua agenda de shows por tempo indeterminado. "Eu preciso de uma pausa para me cuidar… Tá tudo sob controle! Fiquem com Deus", avisa na postagem. (...) (O Povo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.