1-DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: a importância da inclusão. Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional. Mais de 18 milhões de pessoas no país, cerca de 9% da população, segundo o IBGE, têm algum tipo de deficiência. E apesar dos avanços para a garantia de inclusão, o preconceito ainda é muito presente. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado quinta-feira, 21, e foi criado em 2005 para conscientizar da importância da inclusão na sociedade de pessoas com algum tipo de deficiência. (...) (Agência Brasil) Único prefeito com paralisia cerebral do Brasil desafia capacitismo e é xodó de Alckmin. Por Raphael Preto Pereira. Tiago Ricardo Ferreira (PSD), 38, primeiro prefeito do Brasil com paralisia cerebral, costumava ser confundido com um bêbado pelas crianças, que não entendiam seu jeito de andar cambaleante, comum em algumas pessoas com a mesma deficiência. Gestor de Campina do Monte Alegre (SP) há quase três anos, segue com seus gestos expressivos, mas agora é visto de outra maneira. "Hoje, quando vou visitar uma escola, elas falam: 'lá vem o prefeito!'. Isso é muito gratificante", diz. Por conta de sua condição — a paralisia cerebral é um comprometimento de parte do cérebro, que pode afetar o movimento, a fala ou o equilíbrio —, Tiago não consegue assinar papéis e escreve apenas no computador. Por essa razão a mãe dele, Nilse de Meira Ferreira, possui procuração para assinar em seu nome. Ferreira é filho de José Benedito Ferreira, o Zé Dito, que foi vereador em Campina do Monte Alegre (a 224 quilômetros da capital) e prefeito por outros três mandatos. Zé Dito, que foi vítima da Covid e morreu antes que Tiago assumisse a prefeitura, era amigo do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), com quem o atual prefeito já se reuniu duas vezes. No mínimo uma vez por semana, Ferreira vai a São Paulo e faz encontros políticos com deputados ou com o governador. "Quem representa município pequeno precisa correr atrás, encher o saco, senão a coisa não anda", afirma o prefeito. (...) (Folha de S. Paulo)
2-DELAÇÃO E GOLPE - Em delação, Cid diz que Bolsonaro consultou militares sobre plano de golpe. Por Aguirre Talento. Em um dos depoimentos que compõem a delação premiada que fechou com a Polícia Federal, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid relatou que, logo após a derrota no segundo turno da eleição, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu das mãos do assessor Filipe Martins uma minuta de decreto para convocar novas eleições, que incluía a prisão de adversários. Segundo o relato de Cid, que é tenente-coronel do Exército, Bolsonaro submeteu o teor do documento em conversa com militares de alta patente. O delator disse ainda que o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, manifestou-se favoravelmente ao plano golpista durante as conversas de bastidores, mas não houve adesão do Alto Comando das Forças Armadas. Por causa dos detalhes inéditos, os investigadores decidiram assinar o acordo de colaboração, que foi conduzido pelo advogado Cezar Bitencourt e homologado no último dia 9 pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Uma das suspeitas dos investigadores é que essas articulações resultaram nos atos golpistas do 8 de janeiro. Cid, que estava preso desde maio após uma operação da PF que tinha como objeto a falsificação de cartões de vacinação, deixou a prisão após a homologação do acordo. Além de contar aos investigadores sobre os planos golpistas, o tenente-coronel apresentou informações sobre outros temas, como o esquema de venda de joias, as fraudes em certificados de vacina e as suspeitas de desvios de recursos públicos do Palácio do Planalto. (...) (UOL)
3-CPI DAS PIRÂMIDES Financeiras vai pedir indiciamento de donos da 123milhas. Por Felipe Pereira. Sócios da 123milhas, os irmãos Ramiro e Augusto Madureira devem ser alvo de pedido de indiciamento na CPI das Pirâmides Financeiras. Após lançar um novo produto, a empresa teve prejuízo, entrou em recuperação judicial e lesou o que se estima em 700 mil clientes. (...) (UOL)
4-ABUSO DA FÉ, teoria conspiratória, promessa de 'um octilhão de reais': o esquema de pastores que fizeram mais de 50 mil vítimas. Investigadores da PCDF apuraram que quadrilha prometia 'rentabilidade estratosférica' para pessoas que depositassem a partir de R$ 25; elas eram levadas a crer que haviam sido 'escolhidas por Deus' para receber 'benção' Por Júlia Cople. Os integrantes de uma quadrilha alvo da Operação Falso Profeta, deflagrada quarta-feira pela Polícia Civil do Distrito Federal, convenciam as vítimas a investir por meio de conversas enganosas nas redes sociais (Youtube, Telegram, Instagram, Whatsapp, etc.) "abusando da fé alheia, da crença religiosa e invocando de uma teoria conspiratória apelidada de 'Nesara Gesara'". Trata-se de uma suposta alteração na economia global em que seria possível ganhar muito, investindo pouco. O esquema teria feito mais de 50 mil vítimas em quase todo o país. Segundo a polícia, a maioria delas era evangélica. (...) (O Globo)
5- MULHERES NEGRAS - Concursos: governo vai propor elevar cotas raciais para 30%, com metade da reserva para mulheres negras. Ministério da Gestão trabalha em conjunto com a pasta de Igualdade Racial. Por Victoria Abel e Geralda Doca. (...) (O Globo)
6-SARAIVA FECHA todas as livrarias, demite toda a equipe e funcionará apenas como site. Por Rennan Setti. A Saraiva demitiu, quarta-feira, todos os funcionários de suas lojas físicas e passará a operar apenas como site de e-commerce, disseram fontes à coluna. O corte parece ser o desfecho melancólico daquela que já foi a maior rede de livrarias do Brasil, mas sucumbiu à crise de um modelo que apostava em megastores e na venda de eletrônicos. (...) (O Globo)
7-CASAMENTO LGBT: nunca foi só sobre amor. Por Luz Dorneles. Mas é justamente ele quem fundamenta as nossas escolhas, e é ele quem nos faz lutar por nossos direitos. Eu realmente gostaria de entender o que leva uma pessoa que está em paz consigo mesma a atacar a família dos outros. Como pode ser tão difícil compreender, aceitar e respeitar o outro como ele é? Especialmente se esse outro não está agredindo ou atrapalhando ninguém, porque aí são outros 500. O Projeto de Lei 580/2007, que tramita na Câmara dos Deputados, tem o objetivo de acabar com o casamento homoafetivo. Isso significa acabar com o direito de eu e minha companheira sermos reconhecidas enquanto família, significa nos privar de direitos como acompanhamento hospitalar, pensão em caso de morte, compartilhamento de plano de saúde e imposto de renda, partilha de bens, entre tantos outros direitos civis que só são garantidos com o reconhecimento da nossa união estável pelo Estado brasileiro. (...) (sul21)
8-ABORTO - Rosa Weber marca julgamento no STF de ação que descriminaliza o aborto no Brasil. Por Agência Brasil. Plenário virtual da Suprema Corte analisará o tema entre os dias 22 e 29 de setembro. (...) (sul21)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com