De 'vira-lata' a aliança global no G20: biocombustível ganha força e deve gerar negócios para Brasil

Por José Aparecido Miguel (*)

1- INTERNADO - Bolsonaro será internado para tratar distúrbios digestivos; entenda as cirurgias. Assessoria do ex-presidente já ligou necessidade de procedimentos à facada de 2018, mas apenas um deles pode estar relacionado ao ataque. Por Ana Gabriela Oliveira Lima. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai fazer duas cirurgias para tratar distúrbios digestivos. Para especialistas, é provável que apenas a cirurgia para correção das alças intestinais se relacione com o episódio. Segundo Murillo Lobo, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital das Clínicas da USP, a correção de alças intestinais é feita para tratar o mau funcionamento do intestino. (...) (Folha de S. Paulo)

2-BOLSONARO CONTRATOU entidade com R$ 3 bilhões pendentes para cuidar de saúde yanomami. Saúde diz que convênio não será renovado, e Missão Evangélica Caiuá não respondeu. Uma auditoria do Ministério da Saúde analisada pelo MPF (Ministério Público Federal) questiona a contratação, pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), da Missão Evangélica Caiuá para atuar com saúde indígena no território yanomami. Segundo o relatório, a organização soma mais de R$ 3 bilhões em "convênios que ainda não tiveram o processo de prestação de contas concluído". A auditoria diz que os funcionários que supostamente deveriam fazer o acompanhamento da execução do convênio e a fiscalização eram enfermeiros que nem sequer tinham conhecimento de tal atribuição. (...) (Folha de S. Paulo)

3- 'DELAÇÃO DO FIM DO MUNDO' - A colaboração de Mauro Cid é a nova 'delação do fim do mundo'? A delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, promete ter um impacto no mundo político bem maior do que se imagina. Por Wilson Lima. A delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, vai ter um impacto no mundo político bem maior do que se imagina. A colaboração atingirá não somente o ex-presidente da República, como o bolsonarismo em sua totalidade. Na decisão de hoje, o ministro Alexandre de Moraes aceitou a colaboração de Cid no âmbito do inquérito 4.874-DF. Essa investigação é a que trata das milícias digitais. É a apuração pai, da qual outras são derivadas: joias, fraudes no cartão de vacina, fake news, ataques às urnas etc. Tudo, porém, vai depender do que Cid irá delatar. (...) (O Antagonista)

4- TEMAS A EVITAR - Lula anuncia lema do G-20 no Brasil e prega que grupo evite discussão sobre guerra e divisão interna. Presidente recebe da Índia o comando simbólico do bloco e diz que organização brasileira terá como mote 'Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável'. Por Felipe Frazão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu domingo, dia 10, que o G-20 deixe de concentrar suas discussões sobre assuntos como a guerra na Ucrânia e evite a divisão interna, uma situação flagrante que domina os trabalhos do grupo das principais economias do mundo, desde o ano passado. "Não podemos deixar que questões geopolíticas sequestrem agenda de discussões de várias instâncias do G-20?, afirmou o petista, no discurso final da Cúpula em Nova Délhi, na Índia. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-DE 'VIRA-LATA' a aliança global no G20: biocombustível ganha força e deve gerar negócios para Brasil. Por Mariana Schreiber. A Aliança Global para os Biocombustíveis foi lançada neste sábado (9/9) durante a cúpula do G20, em Nova Déli, sob liderança de Brasil, Estados Unidos e Índia, os três maiores produtores nesse campo. A iniciativa, que conta com mais 16 países, busca promover a produção e consumo de combustíveis como o etanol no mundo, em especial em economias em desenvolvimento do Sul Global, dentro de uma agenda de transição energética para fontes menos poluentes. A iniciativa foi comemorada pelo Itamaraty e pelo setor privado brasileiro, que consideram que os biocombustíveis têm tido seu potencial pouco valorizado, frente a outras opções mais caras, como carros elétricos. "É como se fosse uma energia meio vira-lata e agora está recebendo uma chancela", disse à BBC News Brasil um diplomata que acompanha o tema. Críticas têm partido historicamente, sobretudo, de países europeus, que questionam quão sustentáveis os biocombustíveis são de fato. Desmatamento para abertura de novos campos de plantação e a ocupação de terras usadas para produção de alimentos são fatores apontados como problemas dessa produção. Já os defensores da nova aliança dizem que ela visa, justamente, promover a produção sustentável de biocombustíveis, com o compartilhamento de conhecimento e tecnologia de países como o Brasil, e o uso de terrenos já desmatados. (...) (BBC News Brasil)

6-REFORMA Tributária pode aliviar igrejas, partidos e sindicatos. Essas e outras entidades deixariam de pagar 1% de PIS/Pasep após fim do tributo em 2027. Por Eduardo Cucolo. A Reforma Tributária pode acabar com a cobrança de PIS/Pasep sobre a folha de pagamento de um determinado grupo de contribuintes. Entre eles, igrejas, entidades sem fins lucrativos, partidos políticos, sindicatos e condomínios de imóveis residenciais ou comerciais. Também estão na lista serviços sociais, conselhos profissionais, fundações públicas e privadas e organizações de cooperativas. Daniel de Paula, especialista tributário do IOB, diz que tais entidades não contribuirão mais com o 1% sobre a folha, segundo o texto da PEC 45 aprovado na Câmara e que está agora em análise no Senado. (...) (Folha de S. Paulo)

7-DOMENICO DE MASI, criador da teoria do 'ócio criativo', morre aos 85 anos. O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu sábado, aos 85 anos. De acordo com a imprensa italiana, ele descobriu uma "doença invasiva" em 15 de agosto. Estava de férias em Ravello, na costa Amalfitana, e os médicos do Hospital Policlínico Gemelli, de Roma, deram-lhe poucos dias de vida. Criador da teoria do "ócio criativo", De Masi defendia que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações. E, quando a pessoa se encontra satisfeita, as ideias tendem a chegar de forma inesperada, o que torna necessário conciliar trabalho, estudos e lazer, sem se sobrecarregar em nenhum momento. (...) (O Estado de S. Paulo)

8- CHINA ESTÁ inundando o mundo com carros e só não vende mais porque faltam navios para transporte. Carros a gasolina são exportados por preços menores porque mercado interno chinês está consumindo mais veículos elétricos. Por Keith Bradsher. (...) (O Estado de S. Paulo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com