Reflexão sobre o que foi recuperado

Por

Ao nos depararmos com um festival de música como o The Town completamente lotado de pessoas felizes, aglomeradas e festejando, precisamos imediatamente fazer o um exercício de reflexão e relembrar como estava o mundo há cerca de dois anos atrás.

É para comemorar e também agradecer bastante o cenário atual de liberdade. Há pouco tempo estávamos todos usando máscaras faciais, precisando nos distanciar uns dos outros e lavando nossas compras antes de guarda-las toda vez que chegávamos em casa.

Essa realidade não nos pertence mais. Estamos de volta a uma vida mais próxima da normalidade e de como sempre foi.

Com a correria cotidiana, nem sempre nos sobra tempo para celebrar o que recuperamos. Aquilo que sempre tivemos, choramos a perda e agora temos de volta.

Claro que nem tudo voltou. Pessoas não voltaram. Algumas não morreram, mas nunca terão a saúde que tinham antes do vírus mortal aparecer em nosso mundo. Mas de uma forma ou de outra, em termos de sociedade, a vida voltou a poder ser vivida.

E sempre que presenciarmos festivais de música lotados, jogos de futebol com os estádios repletos de torcedores e pessoas nas ruas das nossas cidades, devemos nos lembrar de que tudo isso, há dois anos atrás, era apenas uma possibilidade.

Ainda neste exercício de viagem ao passado, podemos relembrar inclusive de quem fez previsões sobre a vida nunca mais voltar a ser o que ela é hoje. Felizmente estes estavam errados. Devemos desfrutar a todo momento o que foi recuperado, sem esquecer o que já não tivemos.