Por:

Outubro e sua contribuição turística

Pedimos licença aos historiadores de plantão para modificar, somente neste texto, a famosa expressão de Pedro Álvares Cabral: "Terra à vista" para "Feriado à vista". É isso mesmo, outubro chegou trazendo muitos fatores positivos ao setor turístico e à economia brasileira como um todo.

O décimo mês do ano promete inúmeros festivais gastronômicos, esportivos e celebrações religiosa como o Círio de Nazaré, Dia do Evangélico e o tradicional Dia de Nossa Senhora Aparecida, um dos feriados mais esperados no ano por fiéis.

Diante de um mês repleto de atrações, só podemos afirmar uma coisa: mais dados positivos e expectativas alcançadas para um setor tão importante para o crescimento e faturamento do país. Já havíamos relatado a recente onda de calor que lotou praias, hotéis e destinos de todo o Brasil, e agora, com a quase chegada do verão e feriados prolongados, a comemoração, com certeza, vai ser antecipada.

Se desde o início do ano, com a gestão da ex-ministra Daniela Carneiro e, agora, sob o comando do ministro Celso Sabino, o Ministério do Turismo apresentava, semanalmente, números positivos ao setor, a partir de agora, inevitavelmente, vão ser maiores ainda. Momento este dos hoteleiros já irem de preparando para a alta temporada, donos de restaurantes e estabelecimentos comerciais estudarem seus estoques para que, da melhor forma possível, consigam suprir toda a demanda turística que queremos que exista daqui até o fim do ano em todo o país.

Não temos ainda dados de setembro, mas podemos afirmar que agosto fez história. Recentemente o MTur divulgou que o turismo corporativo cresceu e faturou R$ 1,2 bilhão somente naquele mês. Locação de veículos, hotéis e serviços aéreos foram os setores que mais se destacaram.

Além disso, a geração de empregos deve sempre ser enaltecida. Somente em agosto, mais de 23,6 mil pessoas foram empregadas em atividades turísticas. Uma contribuição de 20% das novas vagas oferecidas em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.