Por: José Aparecido Miguel (*)

Ozempic: novas drogas ampliam o número de tratamento para adolescentes

1-NA BARRA DA TIJUCA - Polícia Federal apreende 47 fuzis em mansão na Barra da Tijuca (RJ). Centenas de munições também foram encontradas na casa. Por Cristina Camargo. A Polícia Federal apreendeu na noite de terça-feira (10) 47 fuzis em uma mansão na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Os policiais também encontraram centenas de munições para fuzil calibre .556. Os agentes localizaram ainda maquinário e estrutura para montagem e manutenção de armas de fogo, além de três carros de luxo, também apreendidos. Três pessoas foram presas em flagrante. (...) (Folha de S. Paulo)

2-NOVO GOLPE desvia dinheiro do Pix pelo celular. Fraude já fez mais de 6.300 vítimas no Brasil, segundo dados da empresa de segurança online Kaspersky. Por Cristiane Gercina. Um novo golpe que desvia o dinheiro do Pix pelo celular quando o cliente vai realizar uma transferência bancária já fez mais de 6.300 vítimas no Brasil desde janeiro deste ano, segundo dados da Kaspersky, empresa de segurança online. A ação dos golpistas ocorre por meio do sistema ATS (sigla em inglês para automated transfer system), após o consumidor baixar algum aplicativo que esteja infectado com o trojan, um tipo de vírus também conhecido como cavalo de Troia. (...) (Folha de S. Paulo)

3-'NÃO SOMOS TERRORISTAS': filha de palestinos no Brasil teme ataques. Por Luiza Vidal. Soraya Misleh, 54, é filha de palestinos, mas nasceu no Brasil. No país, ela é coordenadora da Frente em Defesa do Povo Palestino e diretora cultural do Instituto da Cultura Árabe. Terça-feira (10), ao lado de outros movimentos sociais, ela ajudou a organizar um ato de solidariedade à Palestina no centro cultural e restaurante palestino Al Janiah, no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo. Em entrevista ao UOL, a jornalista palestino-brasileira disse que a ideia do encontro era chamar atenção da comunidade internacional e "dar voz ao povo palestino". (...) (UOL)

4-ZOMBOU, DANÇOU - Quem é assessor demitido da Câmara por zombar de vítimas do Hamas. Filiado ao PCdoB, Sayid Marcos Tenório é historiador e vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina: 'Não deveria ter feito a postagem porque é incoerente com tudo o que sempre publiquei sobre o tema', disse. Por Fernanda Alves. O historiador e militante do PCdoB Sayid Marcos Tenório, que tinha um cargo comissionado na Câmara dos Deputados, foi exonerado terça-feira após zombar de uma mulher israelense sequestrada pelo Hamas em comentário nas redes sociais. Como revelou a colunista do Globo Malu Gaspar, o ex-assessor parlamentar, que trabalhava na Casa há 32 anos e é vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina, era lotado no gabinete do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) e tinha um salário de R$ 21 mil. No último sábado, em resposta a um perfil no X (antigoTwitter) que reproduziu o vídeo de uma mulher sequestrada pelo Hamas durante os ataques terroristas em Israel e levantou a hipótese de estupro, Tenório debochou da mancha de cor escura em sua calça. (...) (O Globo)

5-AIR EUROPA sofre ataque hacker: criminosos acessam dados de cartões de crédito de clientes. Empresa diz que deteve vazamento em pouco tempo, mas orienta passageiros que usaram o cartão para comprar bilhete aéreo a procurar bancos para pedir cancelamento. Por El País - A aérea, subsidiária do grupo espanhol Globalia, confirmou oficialmente o ataque, que teve origem em uma falha de segurança em seus sistemas de pagamento. (...) (O Globo)

6-NÃO SIGA O 'MESTRE': política econômica dos EUA é um exemplo do que não fazer. Como fica o Brasil? Há importantes paralelos com nossas escolhas, mas temos espaço muito menor para erros. Zeina Latif. A política macroeconômica dos EUA nos últimos anos é importante lição para o Brasil. Imagino que muitos leitores vão pensar que eu me refiro a exemplos a serem seguidos. Não desta vez. Na pandemia, os EUA foram dos países que mais injetaram estímulo fiscal em 2020. O déficit orçamentário atingiu 14% do PIB, com alta de 8,3 pontos percentuais em relação a 2019, segundo o FMI. A cifra supera a média dos países avançados, de 7,3 pp (inclui os EUA). Como resultado, a dívida do governo atingiu 133,5% do PIB, com aumento de 24,7 pp ante 18,9 pp nas economias avançadas. Em 2021, iniciou-se o desmonte das políticas expansionistas, mas não a ponto de tirar o país do grupo dos mais gastadores. O Fed, banco central americano, demorou a compreender as consequências de tremendo estímulo fiscal sobre a demanda na economia e, assim, sobre a inflação. Por vários meses tratou as pressões inflacionárias como fruto de choques temporários na oferta, decorrentes do impacto da pandemia na produção. (...) (O Globo)

7-OZEMPIC: novas drogas ampliam o número de tratamento para adolescentes; quais são as opções seguras? No Brasil, 12% dos adolescentes de 10 a 17 anos são obesos; entre crianças de 5 a 9 anos, a taxa é de 15,8%. Por Giulia Vidale. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval ao Wegovy - medicamento à base de semaglutida, mesmo princípio ativo do Ozempic - para o tratamento de obesidade em adolescentes. Em janeiro, o remédio, que é administrado por meio de uma injeção semanal, recebeu o aval para uso no Brasil em adultos. Agora, a autorização foi estendida para aqueles a partir de 12 anos. A nova indicação para faixas etárias mais baixas tem como base um outro trabalho, que acompanhou 201 indivíduos de 12 a 18 anos pelo mesmo período de pouco mais de um ano. Publicado no periódico New England Journal of Medicine, em dezembro do ano passado, o estudo mostrou uma eficácia de 16,1% na redução do peso nessa faixa etária. Além disso, a pesquisa comprovou a segurança do fármaco para os mais jovens. Os efeitos colaterais mais comuns, assim como em adultos, foram os gastrointestinais, principalmente náuseas, vômitos e diarreia. Porém, geralmente de forma leve a moderada e de curta duração. Esse é o segundo medicamento aprovado no Brasil para o tratamento da obesidade nesse público. O primeiro foi o Saxenda, que tem como princípio ativo a liraglutida, que teve seu uso entre adolescentes liberado em 2020. (...) (O Globo)

8-DARLAN E ALAN, do vôlei, se tornam garotos-propaganda. Irmãos foram destaques da seleção brasileira durante o pré-olímpico. Por Athos Moura. Darlan, destaque do Brasil durante o pré-olímpico, e seu irmão Alan, que também joga na seleção, estão prontos para se tornarem garotos propagandas. Ainda durante o campeonato a dupla passou a ser procurada por diversas marcas. Nesta segunda-feira eles fecharam acordo com a Heatmap, agência especializada em marketing, liderada por Rene Salviano. De acordo coma empresa, ela fará "gestão dos contratos de patrocínios dos atletas, aproximando-os de marcas que tenham o objetivo de contratá-los como embaixadores". (...) (O Globo) ­

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.