Sexo, homem e mulher - Especialistas derrubam 8 mitos sexuais

Por José Aparecido Miguel (*)

1-ABIN DE BOLSONARO espionou ilegalmente políticos, jornalistas, advogados e ministros do STF, diz PF. Investigação mostra que sistema FirstMile foi usado para 33 mil monitoramentos ilegais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por Gabriel de Sousa. (O Estado de S. Paulo)

2-MARCO TEMPORAL VETADO - Lula veta marco temporal e sanciona apenas um terço do projeto. Base governista pedia veto total; indenizações a atuais proprietários e cultivo de transgênicos foram barrados. Ruralistas articulam derrubar mudanças. Por Marianna Holanda e Raquel Lopes. O presidente Lula (PT) decidiu sexta-feira (20) vetar parcialmente o projeto do marco temporal de terras indígenas. Os trechos mais polêmicos ficaram de fora da proposta, que agora será analisada pelo Congresso. Entre os pontos barrados está o cerne da proposta, que prevê que as terras indígenas devem se restringir à área ocupada pelos povos originários já na época da promulgação da Constituição, em 1988. Pelo trecho, os indígenas que não estavam nas áreas até a data não teriam direito de reivindicá-las. (...) (Folha de S. Paulo)

3-ALEXANDRE de Moraes afasta número 3 da Abin, e PF prende 2 servidores em operação. Investigação mira uso ilegal de sistema de monitoramento da agência; nenhum dos alvos ainda se manifestou. Por Fabio Serapião e Cézar Feitoza. A Polícia Federal realiza operação sexta-feira (20) para investigar o uso irregular de um sistema secreto de monitoramento de geolocalização de celulares pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência). O uso ilegal teria ocorrido durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022). A Folha apurou que foram detidos Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Yzycky. Além de buscas e prisões, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou o afastamento de Paulo Maurício Fortunato Pinto, atual número 3 da Abin, e de outros quatro servidores. (...) (Folha de S. Paulo)

4-FAKE NEWS (Notícias falsas) - Vídeo não mostra membros do Hamas em Crateús, no Ceará. Por Luiz Fernando Menezes. É falso que um vídeo mostre integrantes do Hamas, grupo extremista islâmico em conflito com Israel, que teriam desembarcado em um navio em Crateús (CE) na última semana. Além de a cidade cearense não ter litoral, o Ministério da Justiça afirmou que os brasileiros e palestinos que estão na Faixa de Gaza e que devem ser trazidos ao Brasil sequer conseguiram deixar a região, porque não conseguiram chegar ao Egito, de onde serão resgatados pelo governo. As peças enganosas acumulam mais de 6.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no Kwai e no TikTok. O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance. (...) Encenação de explosão de carro não tem relação com Hamas; é no Iraque. Declaração: A indústria de fake news do Hamas. Hamas encena explosão de carro. Checagem de fatos por UOL Notícias: Falso - Vídeo mostra protesto no Bahrein em 2012, não ataque a embaixada comandado pelo Hamas. Declaração: Hamas ateou fogo na Embaixada de Israel no Bahrein. Checagem de fatos por Aos Fatos: falso. - Este vídeo é de um curta-metragem de 2022, e não do conflito entre Israel e Hamas em 2023. Declaração: Cenas falsas gravadas para a mídia na guerra do Hamas. Checagem de fatos por AFP Checamos: Falso. (...) (Checagem de fatos-O Estado de S. Paulo)

5-RECADO BRASILEIRO - Brasil manda recado velado aos EUA e quer tema de volta ao Conselho da ONU. Por Jamil Chade. O chanceler brasileiro Mauro Vieira usou seu discurso na Cúpula da Paz, organizada no Cairo neste sábado (21), para mandar um recado velado ao governo dos EUA, denunciou os atos terroristas do Hamas e criticou Israel pela situação em Gaza. Para o Brasil, é necessário um "cessar-fogo imediato", o estabelecimento de um corredor humanitário e a reabertura de um processo de negociação para a criação de dois estados. (...) (UOL)

6-ESTADO TERRORISTA - Israel assassinou 1,5 mil crianças. É hora de chamar Israel pelo que é: um estado terrorista. Por Andrew Fishman. "A maior ameaça somos nós. Ou, mais precisamente, o sistema de autoaniquilação que vem sendo desenvolvido". A frase é de Tamir Pardo, ex-chefe do serviço de inteligência israelense Mossad. Ele se junta a uma longa lista de heróis de alta patente das forças de segurança de Israel que há décadas fazem um alerta ao mundo: seu país tem repetidamente escolhido o território em detrimento da paz, e isso está destruindo Israel e fazendo-o perder sua humanidade. Temos que acabar com a subjugação dos palestinos. Nem o ataque do Hamas, nem o Holocausto podem justificar a devastação desumana que Israel tem infligido aos palestinos desde 1948. Suas ações são abomináveis. Palestina livre! Esta coluna foi publicada originalmente na seção "Tendências e debates" na Folha de S. Paulo. (...) (Intercept_Brasil)

7-SEXO, HOMEM E MULHER - Homem gosta mais de sexo que a mulher, vagina não precisa de lubrificante: especialistas derrubam 8 mitos sexuais. Terapeutas sexuais revelam os principais mitos sexuais que devem ser derrubados. Por Catarina Pearson - Em The New York Times - Listado abaixo está o que eles disseram, os 8 mitos sexuais: Mito 1: Todo mundo está fazendo mais sexo do que você. Mito 2: Sexo significa penetração. Muitas pessoas encontram maior satisfação sexual em coisas como sexo oral ou "mesmo apenas contato corporal". Mito 3: As vaginas não deveriam precisar de lubrificante extra. Mito 4: É normal que o sexo doa. Embora o lubrificante possa ajudar algumas mulheres a sentir mais prazer durante o sexo, é importante lembrar que o sexo não deve doer. Mito 5: Os homens sempre querem mais sexo do que as mulheres. Mito 6: O desejo deve acontecer instantaneamente. Mito 7: Sexo planejado é chato. Especialista discorda da ideia de que "sexo planejado é sexo ruim", porque o torna "clínico, seco e chato". Mito 8: Seu pênis não é bom ou grande o bastante. Estudos mostram que muitos homens - gays e heterossexuais - se preocupam com o fato de os seus pênis não serem de um tamanho suficiente, embora muitos parceiros digam que não preferem um pênis especialmente grande. (...) (O Globo)

8-ASSASSINADA - Presidente de sinagoga é assassinada a facadas nos Estados Unidos. Samantha Woll, presidente da Isaac Agree Downtown Synagogue, em Detroit, foi achada ensanguentada com múltiplas marcas de facada nas proximidades de sua residência, no subúrbio de Detroit. A polícia afirmou que havia um rastro de sangue entre o local onde o corpo de Samantha foi encontrado e o interior de sua casa, onde os investigadores acreditam que o ataque aconteceu. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com