A meia verdade da queda de juros
Uma meia verdade pode esconder uma realidade muito dura e ludibriar quem pouco sabe. É exatamente isso que pode estar prestes a acontecer na economia brasileira. A meia história contada pelo Copom sobre a decisão de baixa de juros, esconde um outro lado que poderá ir completamente contra a baixa de juros.
Afinal de contas, a economia brasileira está atrelada a economia mundial, que por sua vez, esta atrelada a maior economia do mundo, a dos Estados Unidos. Com isso, é pré-maturo dizer que os juros serão menores, uma vez que o país americano vive atualmente uma indecisão sobre os juros americanos colocado pelo Federal Reserve, órgão que equivalente ao Banco Central no Brasil. Esse é o motivo de vermos, como hoje, um dólar acima do comum e sem previsão real de queda.
Com isso, é difícil imaginar que o Brasil consiga ir na mão contrária da maior economia do mundo, ainda mais analisando que o dólar à vista fechou a segunda-feira em alta firme no Brasil. Com cotações acompanhando o avanço generalizado da moeda no exterior após a divulgação de dados positivos da indústria norte-americana e com os Treasuries precificando juros elevados por mais tempo nos EUA.
Com isso, a meia verdade da baixa de juros pode ser um momento criado única e exclusivamente para mudar o foco e trazer uma falsa sensação de controle na economia brasileira. Afinal de contas não há nada melhor do que ver a economia andar e o juros baixar.
Porém, é difícil ver que os juros estão baixando se temos um verdadeiro aumento nos bens de consumo como vem acontecendo diariamente.