Por:

A luta da mulher pela igualdade e equidade

'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'. Esse foi o tema da redação do Enem em 2023. Pode parecer meio complexo, mas é algo bastante atual nesse mundo cada vez mais promissor, principalmente na luta por igualdade e equidade de gênero.

Durante anos, a mulher ficava em casa e o homem trabalhava. Hoje, os dois podem fazer a dupla função, de serviços laborais dentro e fora das residências. Não tem mais a questão de um ficar concentrado em tarefas no lar e outro fora. Atualmente, a divisão, em algumas casas, não existe mais. E é essa a questão que o tema aborda, até quando a mulher não terá a valorização que merece quando exerce essa dupla função?

O grande desafio, por assim dizer, pode ser o de justamente a sociedade aceitar que o trabalho em casa também é considerado algo relevante, principalmente na questão da mulher, que nunca teve condição de fazer atividade além das quatro paredes do lar — nos tempos idos, era chamada de Amélia —, não ter direito à aposentadoria, nem que seja de um salário mínimo.

A mulher, com tanta luta ao longo dos anos, ainda mais com campanhas, passeatas, etc, está, cada vez mais, adquirindo um espaço que, tempos atrás, nunca poderia imaginar em ter. Hoje, várias são donas de empresas, representantes e até mesmo as principais acionistas. Ela começou a empreender e ver até que ponto poderia ser igual ou até mesmo melhor do que os homens no cargo de chefia. Muitas pesquisas, por sinal, apontam que, pela questão da conversa e detalhes, a mulher exerce melhor esse tipo de função do que os homens.

E, não por menos, o tema da redação do Enem, que, há anos, é voltado para algo social, não poderia deixar de abordar essa "invisibilidade". A mulher merece ser mais valorizada do que realmente é, pois faz dupla, tripla e até quadrupla função. A multitarefa dela deve ser levada em consideração em muitos aspectos e são justamente esses que precisam estar envolvidos na sociedade, para que ela tenha mais igualdade e equidade de direitos em relação aos homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.