1-OITO CIDADES brasileiras foram citadas em um ranking mundial de turismo sustentável, promovido por uma conferência na Estônia. Por Vitor Guerra. A maioria das cidades premiadas fica em Santa Catarina e Rio Grande do Norte. A premiação foi divulgada na Conferência Anual da Green Destinations, na Estônia, e no Brasil. As cidades foram escolhidas por contarem com projetos inovadores na busca de um desenvolvimento cada vez mais sustentável para o local e o planeta. Navegantes, e Santa Catarina, foi premiada pelo projeto Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida, que promove a recuperação da vegetação na orla do local. O Top 100 de Histórias Boas Práticas premiou cidades ao redor do mundo que investem em práticas sustentáveis. Ao todo, o ranking analisou locais no Japão, Índia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Brasil. Cidades brasileiras premiadas por turismo sustentável: Navegantes (SC) -Bombinhas (SC) - Considerada um dos melhores locais do litoral catarinense para mergulho, Bombinhas recebeu o prêmio pelo projeto "Escola do Mar". - Urubici (SC) - Bom Jardim da Serra (SC) - Itá (SC) - Tibau do Sul (RN) - São Miguel do Gostoso (RN) - Apodi (RN) (...) (sonoticiaboa.com.br)
2-PROFESSOR E TRAFICANTE - Nunes Marques dá 15 dias para Eduardo Bolsonaro responder por comparar professor a traficante. Decisão foi tomada no âmbito de queixa-crime da deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP). Por Estadão Conteúdo. O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, abriu prazo de 15 dias para que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) responda, se quiser, as acusações sobre o suposto cometimento dos crimes de calúnia e difamação por causa de um discurso em que comparou professores a traficantes de drogas. (...) (O Dia)
3-PAZ PARA CRIANÇAS - Em post de Finados, Lula pede mundo de paz para as crianças. O presidente afirmou, em publicação em sua conta no X, que segue "na construção de um futuro mais solidário e que priorize a vida". Por Mateus Maia. (...) (Poder360)
4- MUNIÇÕES PROIBIDAS - Anistia Anistia Internacional fala em uso de munições proibidas por Israel. Organização diz que Israel utilizou fósforo branco em ataques contra o Líbano; substância é restrita internacionalmente. (...) (Poder360)
5-CHEFE DA ONU pede resposta 'unida, sustentada e global' aos riscos da Inteligência Artificial (IA) - Por AFP. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, quinta-feira, uma resposta "unida, sustentada e global" frente aos riscos da inteligência artificial (IA), durante a primeira cúpula mundial organizada sobre o tema no Reino Unido. Também nesta quinta o dono da Tesla, Elon Musk, projetou que a Inteligência Artificial poderá levar a uma "era de abundância", mas ao mesmo tempo alertou contra "robôs humanóides" que poderiam perseguir os humanos. (...) (Youtube)
6- SELIC CAI, MAS taxa de juros para empresas fica na casa dos 22%. Tarifa média de crédito para pessoas jurídicas e físicas continuam acima do indicador base, com vantagem para os negócios. Por Gabriel Benevides. (...) (Poder360)
7-COMBATE AO VÍCIO - Uma vacina brasileira que ajuda usuários de cocaína e crack a combaterem o vício, desenvolvida por pesquisadores da UFMG, ganhou um prêmio internacional. Por Leandro Bernardi. A vacina "Calixcoca", desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2015, ganhou um prêmio de meio milhão de euros. O funcionamento no tratamento de viciados em crack e cocaína e o propósito do medicamento conquistou os jurados.
O imunizante funciona com estímulos no sistema imunológico, que produz anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga em moléculas maiores, que não ultrapassam a barreira hematoencefálica. Assim, a substância é bloqueada, e tem a passagem dificultada até o sistema nervoso central. O projeto já passou pelas etapas pré-clínicas, em que foram constatadas a segurança e a eficácia para o tratamento da dependência de crack e cocaína. Além disso, há demonstração da prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais. O líder do projeto, Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, fala sobre o propósito da vacina. "Sabemos como é difícil ter uma pessoa dependente em casa, como é sofrido para um acometido pela dependência ter que lidar com a ambivalência de usar ou não droga e como é ainda mais difícil para uma gestante dependente proteger seu feto e lidar com a dor da abstinência. Temos essa missão", finalizou. Frederico também exalta os resultados atingidos até o momento nos testes da Calixcoca, mas apontou que a vacina não pode ser encarada como solução. "Ela não seria indicada indiscriminadamente para todas as pessoas com transtorno por uso de cocaína. É preciso fazer uma avaliação científica para identificar com precisão como ela funcionaria e para quem, de fato, ela seria eficaz", advertiu. (...) (tudojaexiste.com.br)
8-NO LOUVRE - Brasileiro com obras expostas no Louvre. O ex-frentista Eduardo Lima teve duas de suas obras expostas no Museu do Louvre, em Paris. Ele publicou um vídeo nas redes sociais, emocionado com a conquista. Por Vitor Guerra. Esse ex-frentista brasileiro largou as bombas dos postos de gasolina, se tornou pintor e chegou ao Louvre, um dos museus mais famosos do mundo. Eduardo Lima, de 46 anos, nascido em Capim Grosso, interior da Bahia, foi selecionado para a exposição Salão Internacional de Arte Contemporânea. No vídeo, compartilhado no perfil pessoal do artista, as lágrimas de felicidade de alguém que venceu! "É a realização de um sonho", disse o pintor. Eduardo começou a pintar quando ainda era frentista. Hoje, ele quer fazer de sua trajetória uma inspiração para outros artistas. "A carreira começou em uma olaria onde seu pai trabalhava. Lá, Eduardo começou a brincar de fazer esculturas antes de ir para a escola. Aos 18 anos, ele começou a trabalhar como frentista e superou desafios até conseguir viver do que realmente gosta."Comecei a pintar quadros para mim mesmo e para minha família no meu tempo livre", disse Eduardo à revista 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios". (...) (sonoticiaboa.com.br)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]