Por: José Aparecido Miguel (*)

Termo de Ajustamento de Conduta do MP-SP com Enel prevê indenizações a 2 milhões de pessoas

1-BARÃO DE ITARARÉ, lembrado por Gaudêncio Torquato. Pérolas: Cobra é um animal careca com ondulação permanente. Tudo seria fácil se não fossem as dificuldades. Sábio é o homem que chega a ter consciência da sua ignorância. Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos conhecem. É mais fácil sustentar dez filhos que um vício. A esperança é o pão sem manteiga dos desgraçados. Adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará chato como o pai. O advogado, segundo Brougham, é um cavalheiro que põe os nossos bens a salvo dos nossos inimigos e os guarda para si. Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você. Mulher moderna calça as botas e bota as calças. A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato. (...) (Porandubas Políticas-Migalhas)

2-DO BRÁS PARA O LOOK de famosas. Por Daniel Giussani. Quando criança, o catarinense Rafael Carneiro ajudava a mãe a se vestir para eventos sociais. Quando iam viajar, passavam dias em lojas olhando o que as grifes estavam produzindo. "Desde os 12 anos, só usava Dolce & Gabbana", brinca. Hoje, Carneiro é sócio da Splash, marca de roupas que começou em um quiosque de seis metros quadrados no Brás, em São Paulo, e que agora vai faturar 80 milhões de reais e lançar um sistema de franquias. (...) (Exame)

3-MORTES E DEVASTAÇÕES - Recordes de mortes e devastação do 1º mês da guerra Israel-Hamas. Por Amira Mhadhbi, BBC Arabic. Nas primeiras horas de sábado dia 7 de outubro, o grupo palestino Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel, matando cerca de 1.400 pessoas e fazendo mais de 200 reféns, segundo dados das autoridades israelenses. Desde esse dia, e já há mais de um mês, os contínuos ataques aéreos israelenses à Faixa de Gaza e a recente invasão terrestre mataram milhares de pessoas e causaram danos devastadores ao território. Israel afirma que mais de 1.400 israelenses e cidadãos estrangeiros foram mortos em consequência do ataque de 7 outubro lançado pelo Hamas — considerado um grupo terrorista no Reino Unido, na União Europeia e nos EUA. As autoridades israelenses identificaram 1.159 dos mortos naquele dia, incluindo 828 civis e 31 crianças. O Ministério da Saúde palestino em Gaza, dirigido pelo Hamas, informou em 6 de novembro que mais de 10 mil tinham sido mortas, entre elas mais de 4.100 crianças. Ou seja, em média, uma criança foi morta a cada 10 minutos. Alguns políticos, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, questionaram a exatidão dos números fornecidos pelo Ministério da Saúde palestino, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma acreditar que os números são confiáveis. (...) (BBC News Brasil)

4-ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS - A guerra dos terroristas mata inocentes. Hamas e Israel são organizações terroristas. Os radicais palestinos devem se deliciar ao ver o prejuízo que causam, em todo o mundo, na imagem de Israel - os judeus, afinal, foram constantemente, ao longo da história, vistos com restrições, seriam, na crença geral, isolacionistas, preconceituosos etc. O Hamas, formado por um bando de malucos, não vai parar. É mentira de Israel que os radicais foram destruídos. Enquanto isso, milhares de crianças e mulheres - entre outros - morrem nesta guerra absurda, que une radicalismo contra os judeus e a vontade de Israel de ampliar seus espaços territoriais. Os Estados Unidos, que hoje se apresenta com um administração "democrata", uma mentira, apoia Israel e massacre de palestinos. Os Estados Unidos precisa acordar, olhar para a China, a Rússia, a Índia e, claro, para o Brasil. (...) (Brasilnews)

5-NAVIOS, LANCHAS: como a maior facção paulista do tráfico firmou rota do pó (cocaína) para Europa. Atuação ganhou impulso a partir da associação com máfias dos Bálcãs e italiana. (...)

6- INDENIZAÇÕES - TAC do MP-SP com Enel prevê indenizações a 2 milhões de pessoas. Empresa tem 15 dias para responder; se ela não fechar o TAC, promotoria informou que ingressará com uma ação judicial. Por Caio Junqueira. O Ministério Público de São Paulo pediu à concessionária Enel que feche um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que preveja pagamento de indenizações a 2 milhões de pessoas que foram prejudicadas pela falta de energia após o apagão de sexta-feira (3). O eventual acordo também prevê a ampliação de investimentos na cidade. Os termos foram passados por promotores a representantes da concessionária em reunião na tarde de terça-feira (7). A empresa tem 15 dias para responder. Se ela não fechar o TAC, o MP-SP informou que ingressará com uma ação judicial. Procurada pela CNN, a Enel não se manifestou. (...) (CNN Brasil)

7-INADIMPLENTES - Projeto que exclui inadimplentes do Simples avança na Câmara. Projeto que exclui inadimplentes do Simples avança na Câmara. Texto altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e passou pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Casa. A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 7, um projeto de lei que regulamenta a exclusão do Simples Nacional das micro e pequenas empresas com débito tributário. Pela proposta, antes de ser excluída do Simples, a empresa será notificada pelo fisco. Ela pode permanecer no Simples até o dia 31 de dezembro do presente calendário fiscal; no ano subsequente, e só manteria o benefício se conseguir quitar os débitos. O texto altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Atualmente, essa norma permite a permanência no Simples mediante a regularização do débito em até 30 dias a partir da ciência da comunicação da exclusão. O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 37/23, de autoria do deputado José Medeiros (PL-MT). Para Goetten, a medida favorece a economia. "Ganha a empresa, ganha o fisco, que reinclui um contribuinte que poderia encerrar atividades, ganha o emprego e ganham os setores econômicos envolvidos", disse. O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário. (Com informações da Agência Câmara) (...) (O Antagonista)

8- LIMITE - Senado aprova lei que limita atuação política de policias militares e bombeiros. Texto que proíbe categorias de se filiarem a partidos políticos é encaminhado para sanção presidencial. (...) (Poder360)

9-MORTO PELA PAZ - Rabin, morto a tiros pela paz em Israel. Demorou, mas chegou às salas de cinema no Brasil o filme O Último Dia de Yitzhak Rabin, do diretor Amos Gitai. Rabin era o primeiro-ministro de Israel quando foi assassinado a tiros em 1995, em Tel Aviv, em manifestação pela paz entre Israel e Palestina. O cineasta israelense Amos Gitai respondeu a Splash, em conversa por Zoom, sobre o momento em que "O Último Dia de Yitzhak Rabin" (Rabin, The Last Day) estreia no Brasil, oito anos depois do lançamento internacional do filme que retrata os últimos momentos da vida do primeiro-ministro de Israel, assassinado em 4 de novembro de 1995. (...) (UOL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.