Por: José Aparecido Miguel (*)

Inteligência Artificial: desenvolvedores devem pedir autorização de uso do conteúdo jornalístico, diz ANJ

1-ONDA DE CALOR faz Brasil entrar em alerta vermelho devido às altas temperaturas. Inmet prevê máximas de 42°C para os próximos dias em alguns municípios do país. Por Marina Brasil. Com a onda de calor que atinge o país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta sexta-feira (10). Válido até quarta-feira (15), o aviso informa que a temperatura ficará 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias consecutivos. A região Centro-Oeste é a mais afetada pelo calor, com destaque para Mato Grosso do Sul, a região centro-sul de Goiás e de Mato Grosso e o Triângulo Mineiro. A onda também atinge as cidades do norte do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A previsão é de que o calor se estenda para outras regiões do Brasil. As temperaturas podem passar dos 40°C graus no Centro-Oeste, em boa parte do Sudeste e no interior do Nordeste. Até quarta, as temperaturas na capital paulista ficarão entre 35 e 38°C. Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias. (...) (Folha de S. Paulo)

2-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: desenvolvedores devem pedir autorização de uso do conteúdo jornalístico, diz ANJ. Presidente da entidade, Marcelo Rech, defende também remuneração pela utilização das informações. Por Hyndara Freitas. A afirmação ocorre na esteira do lançamento do SGE, novo sistema de buscas do Google, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para gerar respostas de pesquisas feitas por usuários. A ferramenta oferece um texto elaborado pela IA e só depois apresenta os links que publicaram os conteúdos originalmente. Especialistas dizem que a ferramenta pode reduzir o tráfego de sites e alimentar desinformação. Para Rech, o uso indiscriminado das informações jornalísticas sem apresentação da fonte é "preocupante". "Eu não tenho detalhes sobre como o Google está fazendo sua gestão de conteúdos para sua IA, mas a gente sabe que o OpenAI, por exemplo, se valeu de bilhões de páginas na internet para desenvolver seus modelos de inteligência artificial", diz Rech. (...) (O Globo)

3-DECISÃO DE ALEXANDRE É COMEMORADA - A decisão de Alexandre de Moraes que os aliados de Bolsonaro comemoraram. Por Malu Gaspar e Rafael Moraes Moura. Aliados de Jair Bolsonaro vivem se queixando das decisões tomadas por Alexandre de Moraes, mas uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi comemorada por interlocutores do ex-presidente da República. É a proibição, imposta em 23 de agosto, para que o advogado Frederick Wassef, um dos principais envolvidos no escândalo das joias sauditas, entre em contato com outros alvos da investigação do esquema de desvio dos itens de luxo - decisão que o impede, por exemplo, de manter contato com o próprio Bolsonaro. "No final, os inquéritos foram bons por uma coisa: Wassef está proibido de falar com todos. Ele se metia em tudo, dava entrevista de processo dos outros", disse reservadamente à equipe da coluna um interlocutor de Bolsonaro. (...) (O Globo)

4-GOLPE DE LUTA - Michelle Bolsonaro ironiza delação de Mauro Cid e diz que sabe dar golpe de luta. Do Estadão Conteúdo. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ironizou a delação do tenente-coronel Mauro Cid e disse que o único golpe que ela dá é durante treinos de luta. O ex-ajudante de ordens da Presidência disse à Polícia Federal que Michelle incitava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a não aceitar a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dar um golpe de Estado, segundo reportagem do colunista do UOL Aguirre Talento. (...) (UOL)

5-NÃO SABIA? Brasileiro suspeito de terrorismo não sabia o que era Hezbollah, diz defesa. Por Herculano Barreto Filho. O advogado de um dos dois brasileiros presos pela Polícia Federal na última terça-feira (7) por suspeita de terem sido recrutados pelo Hezbollah e financiados para participar de atos terroristas disse que o investigado não conhecia a organização terrorista, em audiência de custódia ocorrida ontem na 5ª Vara Criminal de São Paulo. Como foi a audiência - Lucas Passos Lima, 35, e Jean Carlos de Souza, 38, negaram ligação com o grupo terrorista em audiência de custódia. Segundo a PF, os presos e outros brasileiros investigados planejavam ataques a prédios da comunidade judaica no Brasil. Ainda de acordo com a investigação, sinagogas estavam sendo monitoradas e fotografadas. O inquérito foi aberto após informações repassadas pela inteligência dos Estados Unidos e de Israel. (...) (UOL)

6-OPEN FINANCE - "Não vai mais ter app do Bradesco ou Itaú em até dois anos", diz Campos Neto. Presidente do BC disse ainda que, se Pix visasse apenas substituir Ted e Doc, "teria falhado". Por Estadão Conteúdo. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o Open Finance, sistema que vai permitir o compartilhamento de informações financeiras dos clientes, deve acabar com a necessidade de os usuários terem aplicativos de diferentes bancos brasileiros. "Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real. O nosso é o mais amplo e programável do mundo", enfatizou. (...) (InfoMoney) 'App do Nubank, Itaú, Bradesco e de todos os bancos vão acabar' revela presidente do Banco Central do Brasil. (...) (https://br.cointelegraph.com/)

7 -'MINI-BOLÍVIA' - A ocupação que se regularizou e se tornou 'mini-Bolívia' em SP. Por Leandro Machado. "Uma amiga chegou e falou: 'Cosme, quer sair do aluguel? Vamos invadir um terreno ali no Parque Novo Mundo?'. Eu tinha cinco filhos em casa, 20 anos pagando o aluguel, a mulher desempregada, com bolso apertado. Aceitei na hora… Foi um reboliço danado, tinha gente demais." Quem conta é o comerciante Cosme Correa, de 59 anos, que, com a esperança de melhorar as condições difíceis da família, nos primeiros dias da invasão, escolheu um lote e rapidamente construiu seu sobrado na ocupação sem-teto Douglas Rodrigues, na Zona Norte de São Paulo. O assentamento, um das maiores de São Paulo, com 12 mil pessoas - centenas delas imigrantes bolivianos -, completou dez anos de existência em 2023. E conseguiu algo raro para movimentos de moradia na maior cidade do Brasil: a desapropriação e o direito de uso da propriedade particular que ocupou de maneira irregular. (...) (BBCC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.