Por: José Aparecido Miguel (*)

Entre 2000 e 2023, houve 344 casos de 'remunicipalização' de sistemas de água e esgoto mundo afora, a maioria na Europa

1-COPACABANA - QUADRILÁTERO DO PERIGO e avenida 'preocupante': mapa revela pontos com mais crimes em Copacabana. Princesinha do Mar teve sua imagem manchada pelo ataque ao empresário Marcelo Benchimol, no último sábado. Por Felipe Grinberg e João Vitor Costa. A sensação de insegurança é tamanha, que muitos deixam de ir à praia ou de caminhar na rua, evitando principalmente o horário do fim da tarde, ou andando receoso durante a noite. Na Avenida Atlântica, por exemplo, outro ponto de concentração dos delitos é o Posto 5. A saída da estação Cardeal Arcoverde do metrô e a esquina da Rua Paula Freiras com a Barata Ribeiro também foram outros pontos citados. Copacabana é o terceiro bairro da cidade com mais câmeras da Gabriel (346), atrás de Ipanema (456) e do líder do ranking, o Leblon, com 594 equipamentos. O Jardim Botânico (279) e a Lagoa (239) completam o top 5. (...) (O Globo)

2-ALUNOS MAIS RICOS - Pisa: aprendizagem de Matemática de alunos mais ricos caiu 13 pontos entre 2018 e 2022. Queda foi de 13 pontos entre 2018 e 2022 e mais pobres mantiveram patamar; com isso, desigualdade caiu para 77 pontos ou 3,5 anos de estudo. A informação é do relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgado terça-feira. "Esse é um dado muito preocupante. São os alunos da escola privada e dos institutos federais", afirma João Marcelo Borges, gerente de pesquisa e inovação do instituto Unibanco. O Pisa produz um indicador com base nas respostas dos estudantes em questionários que são aplicados juntos com as provas. Com isso, consegue distinguir estudantes socioeconomicamente desfavorecidos (os 25% com os valores mais baixos nesse indicador em seu país) dos socioeconomicamente favorecidos (os 25% com os valores mais elevados desse indicador no país). (...) (O Globo)

3-PRIVATIZAÇÃO REVERTIDA - Por que Berlim e Paris reverteram privatização de sistema de água. Por Júlia Dias Carneiro. A polêmica em torno da privatização da Sabesp, em São Paulo, é o mais novo passo no movimento de passar a gestão de serviços de água e saneamento para o controle privado no Brasil, seguindo os passos de Estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (04/12), os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) começaram a discutir no plenário um projeto de lei enviado pelo governador, Tarcísio de Freitas, propondo a desestatização da Sabesp. Enquanto a tendência de privatização de sistemas de saneamento caminha a passos largos no Brasil, entretanto, crescem no mundo exemplos que vão na direção oposta, devolvendo a gestão das águas ao controle público após períodos de concessão privada. Entre 2000 e 2023, houve 344 casos de "remunicipalização" de sistemas de água e esgoto mundo afora, a maioria na Europa, de acordo com levantamento do banco de dados Public Futures (futuros públicos; publicfutures.org), coordenado pelo Instituto Transnacional (TNI), na Holanda, e pela Universidade de Glasgow, na Escócia. De acordo com Lavinia Steinfort, coordenadora do projeto de Alternativas Públicas do TNI, essas reversões têm sido motivadas por problemas reincidentes em experiências de privatização e parcerias público-privadas (PPPs), como serviços inflacionados, falta de transparência e investimentos insuficientes. (...) (BBC News Brasil) Alesp vota privatização da Sabesp após sessão com empurrões e xingamentos. Projeto é prioritário para governo Tarcísio de Freitas; oposição critica falta de debates. Por Thiago Amâncio. (...) (Folha de S. Paulo)

4-OMISSÃO DA BRASKEN - Órgão ambiental acusa Braskem de omitir tremores iniciados há 1 mês em mina. Outro lado - Empresa nega e afirma que fez comunicações imediatas sobre o problema em região de Maceió. Por Josué Seixas e Nicola Pamplona. (...) (Folha de S. Paulo) Braskem é multada em R$ 72 milhões por órgão ambiental de Alagoas. Empresa é autuada por danos ambientais causados e pelo risco de desabamento de mina em Maceió. Por Nicola Pamplona. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas multou a Braskem em mais de R$ 72 milhões por danos ambientais e pelo risco de desabamento da mina 18, em Maceió. Com os dois autos de infração anunciados terça-feira (5) já são 20 as autuações à companhia desde 2018. (...) (Folha de S. Paulo)

5-CONSTRANGIMENTO - Executiva é submetida a constrangimento de tirar prótese no raio-x para embarcar na Paraíba. Outro lado - Concessionária Aena diz que embora inspeção tenha acusado metal, profissional poderia ter solicitado liberação à Polícia Federal. Por Gabriela Caseff. Para embarcar de volta para casa após viagem a trabalho, a executiva Gabriela Torquato, 31, precisou tirar e passar no raio-x a prótese que cobre grande parte de seu corpo. A experiência traumática aconteceu no aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, na Paraíba, domingo (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. (...) (Folha de S. Paulo)

6-STF DERRUBA VÍNCULO de motorista de aplicativo e dá recado à Justiça do Trabalho. Por Paulo Roberto Netto. A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou uma decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Minas que reconheceu o vínculo trabalhista entre um motorista de aplicativo e a Cabify. Ministros discutiram uma reclamação da Cabify contra o TRT mineiro. "Aquele que faz parte da Cabify, da Uber, ele tem a liberdade de aceitar as corridas que quer. Ele tem a liberdade de fazer o seu horário. E a maioria dos profissionais destaca: ele tem a liberdade de ter outros vínculos." (Alexandre de Moraes, ministro do STF) (...) (UOL)

7-MAIS ANTIGA DO PLANETA - Árvore de 28 metros de altura no Chile deve ser certificada como a mais antiga do planeta. Conhecida como "Bisavô", a árvore chilena pode conter as chaves para a adaptação às mudanças climáticas. Por AFP. Cientistas acreditam que 80% de probabilidade de a árvore ter vivido mais de 5.000 anos. (...) (O Globo)

8- JAYME FIGURA - Morre em Salvador o artista plástico e poeta Jayme Figura. Jayme Figura caminhava pelas ruas de Salvador usando máscara e 'armadura' estilizada há mais de 50 anos. A morte de Jayme foi confirmada pelo amigo e artista plástico Leonel Mattos. Segundo o amigo, Jayme tinha 64 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte. Atualmente Jayme estava trabalhando com o artista plástico Leonel Mattos. No ateliê de Leonel, Jayme criou obras inéditas. (...) (g1)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.