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Os prós e contras da 'nova' Transoeste

Depois de anos com os ônibus azuis, dos 'Amarelinhos' chegaram ao corredor Transoeste, para a alegria dos passageiros. De fato, os novos veículos, que já circulam com melhor qualidade em outros corredores, como a Transcarioca e a Transolímpica, oferecem a dignidade que todo passageiro merece: bancos confortáveis, refrigeração funcionando e limpeza no interior.

Entretanto, o começo da tão comemorada chegada dos articulados acabou não sendo como o esperado pela Prefeitura do Rio. Se por um lado a qualidade dos ônibus agradou os passageiros, por outro, não houve preparo para suportar a demanda. Ou seja, a frota de 208 ônibus se mostrou insuficiente. Intervalos longos, filas enormes e esperas de até uma hora foram observadas no primeiro dia dos 'Amarelinhos' na Transoeste.

Os problemas, inclusive, foram admitidos pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em entrevista ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo, na última segunda-feira. "Certamente o nosso time errou no planejamento nessa manhã de hoje, não tem jeito. As 'broncas fofas' do prefeito já foram distribuídas pela manhã e continuarão sendo distribuídas ao longo do dia", disse Paes.

Os problemas desta 'nova' Transoeste podem melhorar ao longo dos próximos dias, em especial com uma revisão no planejamento inicial. Talvez até remanejando ônibus da Transolímpica, por exemplo, pode amenizar as longas filas observadas no primeiro dia de circulação dos 'Amarelinhos' na via.

A atual gestão municipal está fazendo o esforço para levar o conforto necessário para a população carioca em vários setores, em especial no transporte público, muito criticado ao longo dos anos, em especial no período da pandemia.

O Rio tem tudo para voltar a ser a porta de entrada de turistas no país e as melhorias vêm sendo feitas, para dar uma qualidade de vida mais digna aos cidadãos. Porém, nem sempre o que se planeja inicialmente vira realidade. Por isso, admitir o erro e tentar consertar é um passo importante, principalmente ouvindo à população e as demandas que cada região da cidade precisa para crescer.

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