Por: José Aparecido Miguel (*)

A segurança pública no Brasil vive um grande colapso

1-APLAUDIDO DE PÉ - COP28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas) pede abandono de combustíveis fósseis pela 1ª vez na história. Anúncio foi aplaudido de pé em Dubai, mas críticos apontam que texto poderia ter sido mais enfático. Pela primeira vez, um texto acordado na cúpula climática da ONU apela a todos os países para que abandonem o uso de combustíveis fósseis — e não que eles sejam eliminados gradualmente, como muitos governos queriam. (...) (BBC News Brasil)

2-DINO APONTOU crise do Judiciário há mais de 20 anos e ajudou a criar CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Indicado para vaga no STF, ministro tem pesquisa sobre órgão de controle do Judiciário. Por Uirá Machado. Quando defendeu sua dissertação de mestrado em 2001 na Universidade Federal de Pernambuco, o então juiz federal Flávio Dino descreveu um cenário que o preocupava à época - e que continua bastante atual. Falência da segurança pública, descrença no Judiciário, descalabro na saúde e na educação, falta de solução para a questão agrária e guerra fiscal entre estados eram alguns fatores que impulsionavam, na visão dele, um processo acelerado de mudanças na Constituição de 1988. Haveria, segundo ele, uma falta de sintonia entre o Poder Judiciário dos países e a nova fase do capitalismo mundial. (...) (Folha de S. Paulo)

3-SEGURANÇA ALIMENTAR - Presidente assina decretos que reforçam compromisso com a segurança alimentar. Textos criam diretrizes para alimentação adequada nas escolas, incentivam o consumo de alimentos saudáveis e aprimoram política de abastecimento para evitar desperdícios. O primeiro decreto estabelece diretrizes para promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar, com o objetivo de prevenir o sobrepeso, obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Um dos eixos da medida trata da doação e comercialização de alimentos e bebidas e prioriza alimentos in natura e minimamente processados, de forma variada e segura, que respeitem a cultura e as tradições locais, além de incluir alimentos da sociobiodiversidade, em conformidade com a faixa etária e o estado de saúde dos alunos. O segundo decreto institui a Estratégia Nacional da Alimentação Saudável nas Cidades. Há ainda um decreto para tratar da Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB) e a elaboração do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar, ambos com a finalidade de promover o acesso da população brasileira a alimentos em quantidade e qualidade suficientes, a formação de estoques públicos estratégicos e o abastecimento descentralizado e popular de alimentos. (...) (Secom-Governo Federal)

4-ELO FINANCEIRO COM O CRIME - PF descobre elo 'financeiro' do PCC e do CV dentro da PGR. Por Estadão Conteúdo. Além de mirar integrantes do PCC e do Comando Vermelho, a Operação Dakovo - investigação da Polícia Federal sobre poderoso esquema de tráfico internacional de armas - tem como alvo um servidor do Ministério Público Federal, lotado na cúpula da instituição, a Procuradoria-Geral da República. Analista processual, Wagner Vinicius de Oliveira Miranda é apontado como suposto integrante do 'núcleo financeiro' da quadrilha desbaratada na Operação Dakovo. O servidor do MPF é sócio e uma empresa cujas contas são usadas para recebimento de pagamentos de armas e drogas - a qual é controlada por Angel Antonio Flecha Barrios, apontado como intermediário da quadrilha que atuava na fronteira do Brasil com o Paraguai. Um outro sócio foi identificado como Raimundo Nascimento Pereira. (...) (UOL)

5-A SEGURANÇA PÚBLICA no Brasil vive um grande colapso. Mais uma vez, é discutido o tema de existir um ministério próprio para esse assunto. Por Percival de Souza. As coisas continuam nebulosas em matéria de segurança pública: conforme indica a mais recente pesquisa do Instituto Atlas, nada menos do que 60% das pessoas entrevistadas disseram que consideram a criminalidade como o maior problema nacional e o crime organizado o grande inimigo dos brasileiros.E não é verdade? Claro que é. As respostas traduzem os sentimentos de todos nós. Elas transmitem a dominante sensação de insegurança: o medo, o receio, o pavor de um ataque aterrorizante, materializado em invasão de residências, assaltos a motoristas e transeuntes, os bandidos que atiram primeiro e dizem o que querem depois, sempre depois do berro "perdeu". (...) (R7)

6-TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR - Motivo da pausa na carreira de Lucas Lucco afeta 140 milhões de pessoas no mundo. Cantor anunciou que, após estar vivenciando crises constantes, vai cuidar da saúde mental. Por Ana Carolina Cury. Lucco revelou que foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Uma doença é caracterizada pela variação extrema de temperamento. "O transtorno bipolar recebe esse nome porque ele inclui os dois extremos, ou polos, dos transtornos do humor, depressão e mania", observa a psiquiatra Roberta França. (...) (R7)

7-FALSIDADE - Escritora cria perfis falsos para atacar colegas e tem lançamento de livro cancelado: 'Traí valores'. Cait Corrain, autora de 'Crown of Starlight', se desculpou nas redes sociais e disse enfrentar depressão e abuso de substâncias; Rebecca Podos, agente da escritora, também rompeu parceria com ela. Por Sabrina Legramand. (...) (O Estado de S. Paulo)

8-ATAQUE CARDÍACO E GAZA - Deputado turco sofre ataque cardíaco ao discursar sobre guerra em Gaza. Hasan Bitmez criticava ações do governo de Erdogan diante do conflito Israel-Hamas quando desmaiou. O deputado turco Hasan Bitmez, do partido islâmico Felicity, desmaiou em meio a uma sessão no Parlamento no momento em que criticava as ações do governo de Recep Tayyip Erdogan no que diz respeito à guerra Israel-Hamas terça-feira (12). De acordo com o serviço local da rede BBC, ele sofreu um ataque cardíaco e foi socorrido por outros parlamentares. Bitmez atualmente está conectado a um respirador pulmonar. Diabético, ele tem dois stents cardíacos, ainda de acordo com a apuração da BBC. Pouco antes de desmaiar, o parlamentar turco dizia que o Estado de Israel "sofreria a ira de Alá" pelas ações que tem conduzido na Faixa de Gaza desde o último 7 de outubro. (...) (Folha de S. Paulo)

9-PALAVRÃO - Assinatura de Javier Milei no livro do Congresso chama atenção por fugir o protocolo. Milei quebra o protocolo e escreve palavrão no livro do Congresso ao tomar posse como presidente da Argentina. Novo presidente da Argentina usou um palavrão no registro oficial ao escrever a frase que usa desde a campanha: 'Viva a liberdade'. Javier Milei assumiu a Presidência da Argentina neste domingo (10). Como parte do protocolo da cerimônia de posse, o novo presidente e a vice-presidente, Victoria Villarruel, assinaram o livro oficial do Congresso Nacional argentino. Uma foto obtida pelo Blog do (Thiago) Nolasco mostra que o político deixou seu registro e escreveu abaixo a frase que usou durante a campanha e até incluiu o palavrão. (...) (R7)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.