Por: Cláudio Magnavita*

EDITORIAL | O exemplo de Queiroz

Antonio Florencio de Queiroz (presidente FecomérioRJ) - Em 2023, a FecomércioRJ consolidou sua posição como a grande casa do turismo fluminense. Turbinou a agenda de promoções da Setur/RJ; patrocinou a vinda do Web Summit; e viabilizou a instalação do escritório das Américas da Organização Mundial de Turismo OMT/ONU | Foto: Reprodução/Facebook

Quando o presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio (FecomércioRJ), Antonio Florencio Queiroz, foi chamado para a sua fala na reunião do Conselho Estadual de Turismo, no último dia 13 de dezembro de 2023, ele foi entusiasticamente aplaudido por todos os representantes do setor. Foi o reconhecimento do seu esforço pessoal em colocar a sua entidade como a grande locomotiva do turismo fluminense. Nos últimos anos, a FecomércioRJ tem sido um exemplo nacional da importância real que uma entidade representativa pode ser a locomotiva de um segmento empresarial, algo sempre visto e tratado de forma folclórica.

No dia seguinte, 14 de dezembro, Florencio inaugurou mais um legado da sua gestão em prol do turismo: a abertura do escritório regional da América do Sul e Caribe da Organização Mundial do Turismo (OMT), organismo da ONU, no Rio, em espaço físico cedido e mobiliado pela Federação do Comércio. O ministro do Turismo, Celso Sabino, encontrou, em Antonio Florencio Queiroz, o parceiro ideal para o Brasil e o Rio terem o braço regional da OMT, disputando, com vários outros países, este privilégio.

Na FecomércioRJ, Florencio escalou dois ex-secretários de Estado de Turismo — Adriana Homem de Carvalho e o ex-deputado Otávio Leite — para assessorá-lo e cuidar da agenda do setor. Foi fundamental o seu apoio para trazer o Congresso de Agentes de Viagens para o Rio em 2023, para desenvolver o tax free, abrigar o escritório da Embratur no Rio e fazer a promoção do estado. Uma pequena parte da lista de apoios efetivos que a Fecomércio — e o sistema S — tem feito pelo território fluminense.

No guarda-chuva da Federação, o Sesc e o Senac dão legitimidade histórica à atuação da Fecomércio no turismo. O Senac é a maior escola de gastronomia, turismo e hotelaria do país. O Sesc tem sido o maior programa de turismo social e os seus hotéis promovem a democratização da viagem do trabalhador. Estas atividades careciam de integração com a cadeia produtiva e a lacuna preenchida pelo empenho de Antonio Florencio Queiroz. Uma fronteira maior está se descortinando com o fomento do turismo além da capital e as ações, como o Natal da região Serrana, colocam o atendimento ao interior como prioridade em 2024.

Os aplausos a Queiroz na reunião do Conselho Estadual de Turismo devem ecoar nos corredores da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que tem a sua sede no Rio. O sucesso da FecomércioRJ é um caminho a ser seguido pela entidade nacional, deixando de lado o apoio afetivo e passando a dar o apoio efetivo que o setor merece de uma entidade que, legitimamente, representa o turismo.

 

*Diretor de redação do Correio da Manhã

 

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