Por:

O Rio deve apostar mais no turismo

Um dos grandes setores que, se bem visto e cuidado, pode alavancar não apenas uma cidade, como um estado ou mesmo um país, é o turismo. Pega como exemplo as capitais europeias Paris, Roma e Lisboa. Elas conseguem mesclar o frescor da antiguidade com a pitada da modernidade e ficarem sempre na rota de milhões de viajantes. Contudo, o que falta para o Rio entrar de vez nesta lista?

A cidade é maravilhosa pela sua natureza exuberante, misturando os morros com o mar, as florestas com as areias e toda sua arquitetura de vários estilos. A capital fluminense, além do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Lagoa Rodrigo de Freitas, Floresta da Tijuca e Pico da Pedra Branca, consegue ser linda pelas suas avenidas, monumentos e construções. No Centro, o Theatro Municipal, junto com o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, faz o contraste com o Palácio Pedro Ernesto e o Edifício Serrador. No Píer Mauá, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio com o lendário Edifício A Noite. Entretanto, o Rio está virando, também, a cidade dos grandes eventos.

Seja dos clássicos Réveillon e Carnaval, a cidade atrai diversos shows internacionais, como Paul MacCartney, Red Hot e Taylor Swift, além de ser palco de feiras nacionais e mundiais. Agora, fica a pergunta: qual o retorno disso para a economia? Existe alguma promoção para além do espetáculo?

Por isso, o setor hoteleiro e de entretenimento busca um calendário capaz de ter grandes atrações nos 12 meses do ano, para fazer o Rio ser uma cidade sempre lembrada pelos viajantes. Não adianta apenas apostar no clássico e no moderno. Precisa ter investimento na promoção do Rio como destino para todos os seguimentos de turistas.

A cidade, durante anos, foi considerada a porta de entrada do Brasil. Hoje, há outras no mesmo patamar, como Salvador, Recife, Fortaleza, todas do Nordeste, que investiram, principalmente na malha aérea, com vários voos diretos para a Europa, devido a proximidade com o Velho Continente. E qual o diferencial do Rio para continuar no topo? A alegria contagiante do carioca em receber o viajante. O sorriso de quem mora na Cidade Maravilhosa é o melhor cartão de visitas. E o cidadão precisa voltar a fazer isso.

Por mais que a situação atual não seja das melhores, o governo está investindo em ações estratégicas para melhorar a segurança pública. Afinal, assaltos não acontecem apenas no Rio. Com um bom planejamento e projetos de longo prazo, a capital fluminense pode voltar a deslanchar.

Assim, uma união do poder público com o privado, juntamente com os grandes nomes do turismo, para fazer uma estratégia de impulsionar a marca Rio de Janeiro para além do patamar atual, será um grande passo para a cidade ir além do estágio atual e virar um destino tão único quanto Paris, Roma e Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.