Por:

Uma luz no fim do túnel da violência

Infelizmente abrir as páginas na internet sobre notícias do estado fluminense pode se comparar ao estilo de jornalismo nos chamados "expreme que sai sangue". São inúmeros problemas voltados a violência, políticos ligados ao crime organizado, médicos mortos por engano e até polícia matando a própria polícia. Um cenário catastrófico para o maior estado turística brasileiro. Porém, ao que tudo indica, agora teremos um chance de resposta contra toda essa violência.

A volta da Secretaria de Segurança Pública, assinada na tarde de ontem pelo governador do estado, Cláudio Castro, com o aval da Alerj, demonstra a vontade de recuperar as rédeas, ou parte delas, que vem sendo cada vez mais segurada pela criminalidade. Além disso, a volta da secretaria irá ajudar a unir a força tarefa e a ligação entre as polícias militar e civil, importante para o sucesso de qualquer ação de segurança. O valor orçado para a nova secretaria é alto, de R$80 milhões, porém se destinados e usados da maneira correta, dificilmente irá ganhar a reprovação da população fluminense.

A nova "antiga" secretaria, poderá ser o caminho para termos um aumento significativo de homens da lei nas ruas patrulhando, uma vez que o próprio secretário responsável pela pasta, o delegado federal Victor Cesar de Carvalho dos Santos admite que o número de oficiais está muito aquém do necessário para se fazer um bom trabalho. Caso ele consiga equilibrar os números, os fluminenses ganharam um reforço nas ruas de 20 mil PMs e 8 mil policiais civis. Porém, vale ressaltar que um dos maiores problemas está na corrupção dos policiais e a ligação com as milícias, um grave problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.