Por:

Após quatro meses, outra realidade

No final de agosto do ano passado, a praia de Copacabana foi palco do show do DJ Alok, em homenagem ao centenário do Copacabana Palace. No dia seguinte ao evento, uma enxurrada de notícias traziam a informação de que aproximadamente 500 pessoas haviam sido detidas pelas forças de segurança no local. De fato, para quem estava no local, foi uma noite bastante tensa com tumultos e roubos a cada minutos.

Passados pouco mais de quatro meses, uma das mais famosas praias do mundo foi palco de mais uma virada de ano. Considerado a maior festa de réveillon de todo o mundo, o cenário foi totalmente diferente e com mais de 2 milhões de presentes.

Muitos se espantaram com o balanço divulgado pelo governo do Rio, nesta terça-feira, 2 de janeiro. Foram APENAS cinco homens detidos pelos agentes e 12 adolescentes apreendidos. De fato, é algo inédito e que deve ser comemorado. Porém, com o comprometimento já exposto pelas nossas forças de segurança e autoridades, já era o esperado. Um réveillon seguro e como já trouxemos na edição do dia 1º do Correio, uma festa realmente "cinco estrelas" em Copacabana.

Com as detenções e a insegurança no show do Alok, muitos ficaram apreensivos e sem confiança de comemorar, mais uma vez, a passagem de ano nas areias da Zona Sul carioca. Porém, pelo brilhante trabalho de nossas polícias e autoridades, que já vinha sido divulgado para a população, muitos não deixaram de ir e voltaram para suas casas em segurança e com aquele sentimento de alívio.

O uso do reconhecimento facial, que acabou identificando um procurado pela Justiça no local, foi um tiro no alvo para que o Rio volte a ser seguro e desejado por todos. E pelo que sabemos, ele vai continuar sendo utilizado, inclusive no Carnaval.

Um belíssimo e comemorativo começo de ano para que a capital fluminense continue sendo visitada por todo o mundo e que a 'cultura' de que o Rio e suas grandes festas são inseguros saia da boca de muitos por aí. Muito ainda tem que melhorar, porém, depois de um réveillon desses, temos ainda dúvidas de dias melhores? Parabéns a todos os envolvidos na melhora da segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.