Por:

A evolução no cuidado com a mente

Há alguns anos atrás, se uma pessoas ousasse falar sobre problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, cansaço extremo, entro outros, ela provavelmente seria ridicularizada em uma roda de conversas, no trabalho e até pela família. Suas dores seriam desconsideradas e suas doenças minimizadas.

"Isso não é doença". "Para de Frescura". "Isso é falta do que fazer" seriam algumas das respostas.

Felizmente, atualmente, essas questões já são debatidas de uma forma muito mais sóbria e isenta de preconceitos. É claro que ainda uma boa parcela da população que ignora os avanços no cuidado com o bem-estar mental, mas a evolução da sociedade neste aspecto é notório.

Neste mês de janeiro a Campanha Janeiro Branco tem a proposta de criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.

Apenas através de campanhas de conscientização e educacionais é que mais pessoas poderão compreender a seriedade das doenças de ordem mental. Assim, mais pessoas conseguirão identificar os próprios sintomas e também poderão ajudar seus familiares e amigos.

Em pleno 2024, não há mais tempo para crenças ultrapassadas de quem, por anos, minimizou os males que podem afetar a saúde mental de uma pessoa.

Uma sociedade melhor educada é também uma sociedade mais empática às dores alheias. É por isso que este espaço sempre buscará promover reflexões sobre este tema tão importante e que não pode ser ignorado pelos grandes meios de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.