Por: José Aparecido Miguel (*)

Disparos com arma de Airsoft têm causado pânico entre os moradores de Copacabana

1-MEDIANO OU EXCEPCIONAL - As vantagens de aceitar ser mediano em vez de excepcional. Por Matthew Syed. A Universidade Cornell em Ithaca, em Nova York (Estados Unidos) é conhecida pela sua excelência. A instituição de ensino costuma ser bem avaliada entre as principais universidades da "Ivy League" — o grupo composto por oito das universidades de maior prestígio dos Estados Unidos. Seus alunos sempre se destacam por suas importantes realizações. Andrew Greene queria se dedicar a uma das grandes tradições musicais das faculdades americanas: o canto a capela, sem instrumentos, usando apenas a voz humana. A música a capela foi uma das fontes de inspiração do filme A Escolha Perfeita, de 2012. Mas, por mais que Greene se entusiasmasse pela música, sua empolgação não se traduzia em talento. "Por isso, comecei a desenvolver a ideia de talvez começar o meu próprio grupo." Greene criou o nome perfeito para o seu grupo: Mediocre Melodies ("Melodias medíocres", em inglês). "Por que precisamos ser excepcionais para progredir?", questiona Thomas Curran, professor de psicologia e ciências do comportamento da London School of Economics (LSE) e autor do livro The Perfection Trap ("A armadilha da perfeição", em tradução livre). Por que "mediano" se tornou uma "palavra ruim", insiste o professor. Curran encontrou um aumento de 40% do chamado perfeccionismo socialmente prescrito. "O perfeccionismo socialmente prescrito nos torna obstinadamente hipervigilantes sobre o nosso desempenho em relação a outras pessoas", explica ele. Geralmente, não consideramos o perfeccionismo como uma falha. "Na verdade, observando os dados, você percebe que o perfeccionismo não tem absolutamente nenhuma correlação com o sucesso", explica o professor. Pelo contrário: o perfeccionismo pode ter diversas desvantagens. "Prevenção, contenção, procrastinação", afirma Curran. Podemos ter tanto medo de não parecer perfeitos que acabamos não tentando. Pesquisas demonstram relações entre o perfeccionismo e o aumento dos níveis de depressão, ansiedade e burnout. (...) (BBC News Brasil)

2-DISPAROS DE AIRSOFT EM COPACANABA - Disparos com arma de Airsoft têm causado pânico entre os moradores de Copacabana. Por Ana Cláudia Guimarães. Um atirador com arma de Airsoft tem causado pânico aos moradores da Rua Aires Saldanha, lado par, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Na madrugada de segunda-feira, por volta das 4h, pelo menos duas pessoas ficaram feridas quando, depois de ouvirem fortes estampidos e barulho de vidro, abriram as janelas e foram atingidas na cabeça. O método tem sido mesmo: as janelas são atingidas e quando a pessoa abre os vidros, recebe tiros da arma. (...) (O Globo)

3-MENOS ROUBOS NO RIO - Segurança no Rio: roubos de rua caíram pela metade durante as festas de réveillon. Apesar da redução no âmbito geral, total de roubos de celulares segue elevado. Por Ancelmo Gois. Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que os roubos de rua, que englobam roubos a transeunte, em coletivo e de aparelho celular, diminuíram 55% em todo o estado do Rio de Janeiro, nos dias 31 e 1°, na virada do ano de 2023 para 2024. Se comparado com o ano anterior, foram registrados 152 roubos. Os furtos de aparelho celular também caíram 12% no Estado. (...) (O Globo)

4-'INCUBADOR DO GOLPE' - Telegram tem disputa de versões entre orgulho e conspiração, 1 ano após 8/1. Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA analisou 2,5 mil mensagens relacionadas ao tema em 122 grupos e 125 canais de extrema-direita, entre 1º e 8 de janeiro. Por Guilherme Caetano. Um ano depois do 8 de Janeiro, os mesmos chats extremistas do Telegram onde bolsonaristas organizaram os ataques em Brasília passam por uma disputa no discurso que varia entre o orgulho e a conspiração em relação ao episódio. Naquela ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que não aceitavam o resultado eleitoral de 2022, acampados em frente ao quartel-general do Exércio em Brasília, caminharam até a Praça dos Três Poderes e depredaram os prédios no local. Muitos foram indiciados, condenados e presos, enquanto outros continuam sob investigação. (...) (O Globo

5-QDENGA E A DENGUE. - Por Giulia Granchi. A vacina contra a dengue conhecida como Qdenga foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) pelo Ministério da Saúde, e a previsão é que comece a ser oferecida a partir de fevereiro de forma gratuita. Com essa iniciativa, o Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. Em clínicas privadas, a Qdenga também está disponível em países da União Europeia, Indonésia, Tailândia e Argentina. A vacina é fabricada pela farmacêutica Takeda Pharma e ainda não será oferecida em larga escala porque a empresa ainda possui uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, o início da vacinação será focado em público e regiões prioritárias — a escala é baseada na incidência de casos da doença, segundo o Ministério da Saúde. As doses poderão ser tomadas por pessoas de quatro a 60 anos, mesmo se a pessoa nunca teve dengue, o que é uma mudança importante em relação à última vacina aprovada pela Anvisa no Brasil, a Dengvaxia, que tinha como pré-requisito uma infecção prévia. Aumento de casos de dengue - No início do último mês de dezembro, o Ministério da Saúde divulgou um boletim mostrando um aumento de 15,8% nos casos de dengue no Brasil em 2023, em comparação ao ano anterior. As ocorrências saltaram de 1,3 milhão em 2022 para 1,6 milhão. Colaborou Simone Machado. (...) (BBC News Brasil)

6-SUPERTELAS DE TELEVISÃO - Uma TV do seu tamanho: lançamentos têm supertelas de até 140 polegadas, com 1,74 m de altura. Na CES 2024, que começa em Las Vegas, fabricantes investem em modelos com imagem de altíssima definição, inteligência artificial e até dobráveis. Por Bruno Rosa. (...) (O Globo)

7-PEDIDO DE CESSAR-FOGO - Manifestantes interrompem discurso de Biden e pedem cessar-fogo em Gaza. Grupo gritava 'cessar-fogo agora' na plateia de igreja onde um supremacista branco matou nove pessoas em 2015. Por The New York Times, O Globo. Manifestantes pró-palestina interromperam o discurso do presidente americano Joe Biden em uma igreja em Charleston, na Carolina do Sul, nesta segunda-feira, para pedir um cessar-fogo em Gaza. (...) (O Globo)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.