Por:

Medidas de proteção para as mulheres

Nos últimos anos, os direitos das mulheres vêm ganhando espaço nas discussões políticas. O famoso "antes tarde do que nunca". Ao que parece, a sociedade enfim começou a enxergar o gênero feminino como seres humanos. E com o carnaval se aproximando, a segurança delas entra em pauta.

Com o alto consumo de álcool durante as festividades, há quem exagere um pouco e perca o controle sobre seu próprio corpo. Essa situação costuma facilitar o trabalho dos criminosos, que se aproveitam da falta de embriaguez feminina para cometer assédios e até mesmo estupro.

Visando reduzir esses crimes bárbaros, os ministérios do Turismo e das Mulheres começaram a planejar várias medidas para garantir mais segurança para as mulheres.

A principal medida é o chamado "protocolo 'Não é Não'", que foi sancionado em dezembro pelo presidente Lula. Ele foi criado para prevenir o constrangimento e a violência contra as mulheres em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows.

A ideia é reunir os mais diversos segmentos do setor de turismo, incluindo a rede hoteleira, para bolar medidas de auxílio para as mulheres necessitadas no Carnaval.

É um grande avanço que medidas para evitar esse crime hediondo estejam sendo debatidas e fazendo com que o governo se mobilize. Porém, vale lembrar que essa conscientização deve ser feita o ano inteiro.

Mulheres são seres humanos e precisam ser tratadas como tal. Enquanto a sociedade não compreender isso, o respeito aos outros não acontecerá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.