Por: José Aparecido Miguel (*)

Polícia Federal identifica novas rotas do narcotráfico e operações miram recursos de grupos criminosos

1-RIO - CONSEQUÊNCIAS DO TEMPORAL - Mortes em cinco cidades e consultas adiadas em hospital alagado: as consequências do temporal no Rio. Dezenas de bairros afundados no caos e 11 vítimas fatais até agora. (9h00 - 15/1) Domingo amanheceu com dezenas de bairros afundados no caos e corpos de vítimas afogadas, soterradas e eletrocutadas foram encontrados. Numa reprise de outros verões trágicos, as chuvas voltaram a assolar o Rio no fim de semana, deixando ao menos 11 mortos e uma mulher desaparecida na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense. (...) (O Globo)

2-ROTAS DE NARCOTRÁFICO - Polícia Federal (PF) identifica novas rotas do narcotráfico e operações miram recursos de grupos criminosos. Novas rotas envolvem a utilização de portos do Nordeste e Sul, além de países próximos, como o Equador. Historicamente, o tráfico de entorpecentes no Brasil contava com duas rotas principais: a "Caipira," dominada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), e a rota na região Norte, sob domínio do Comando Vermelho. No entanto, recentes investigações da PF indicam a consolidação de novas rotas, algumas delas contornando o território brasileiro. Duas dessas rotas agora envolvem países vizinhos, como o Equador, que passa por uma onda inédita de violência devido ao tráfico de drogas. O Coordenador-Geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas da PF, delegado Júlio Danilo Souza Ferreira, apontou para a aparente ilogicidade dessas novas rotas, que, embora mais longas, são escolhidas para evitar a crescente pressão e combate às facções no Brasil. Duas dessas rotas agora envolvem países vizinhos, como o Equador, que passa por uma onda inédita de violência devido ao tráfico de drogas. (...) (Brasil247)

3-DOC - Fim de uma era: Transferências por DOC acabam. Com o sucesso do Pix, também serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários. A partir de segunda-feira, 15, às 22h, as instituições financeiras de todo o país associadas à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) deixarão de fazer transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas). O tradicional meio de pagamento será extinto. A Transferência Eletrônica Disponível (TED), por sua vez, será mantida. (...) (O Globo)

4-ESCOLAS PÚBLICAS são alvos de religiosos, segregacionistas e liberais. Em "The Death of Public School: How Conservatives Won the War Over Education in America", a jornalista Cara Fitzpatrick detalha impactos da atuação de movimentos que questionam o modelo tradicional de escola gratuita, laica e de gestão estatal. Por Antônio Góis. Saiu nos Estados Unidos um livro que retrata um movimento semelhante ao que vivenciamos no Brasil. "The Death of Public School: How Conservatives Won the War Over Education in America" ("A morte da escola pública: como conservadores venceram a guerra sobre educação nos Estados Unidos"), de Cara Fitzpatrick. (...) (O Globo)

5-DENGUE: Ministério da Saúde define estratégia de vacinação para alcançar 5 milhões de pessoas. Por Karolini Bandeira, Laura Mariano, Mariana Rosário e Nicolas Iory. A estratégia de vacinação contra a dengue no país, prevista para começar em fevereiro, será norteada por uma reunião técnica entre o Ministério da Saúde, a farmacêutica Takeda e entidades da sociedade civil. Face ao desafio da limitada capacidade de produção do laboratório, dois anos de recorde de mortes consecutivos pela doença e expectativa de até 5 milhões de casos em 2024, governo federal, estados e municípios tentam criar diferentes estratégias de combate à dengue. Entre os municípios com mais casos em 2023, seis se destacam e vão passar receber do ministério mosquitos que não transmitem a dengue para tentar conter a doença — estratégia conhecida como método Wolbachia. São eles: Natal (RN, Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC). Outras seis cidades já fazem parte do projeto e permanecerão: Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Belo Horizonte (MG), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). "O Centro-Oeste vai ficar em nível epidêmico. No Sudeste, atenção para Minas Gerais e Espírito Santo, com potencial epidêmico. No Sul, o Paraná tem potencial muito alto. Já o Nordeste terá um aumento, mas abaixo do limiar epidêmico", indicou a secretária nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. (...) (O Globo)

6-ALEMANHA ENCOLHE - Maior economia da Europa, Alemanha encolheu no ano passado. PIB (Produto Interno Bruto) encolheu 0,3% ao longo dos 12 meses. A Alemanha ainda evita uma recessão em meio à crise energética. A economia encolheu em 2023 e a previsão é que este ano tenha apenas uma ligeira recuperação. (Bloomberg) (...) (O Globo)

7-ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS - Guia para entender as eleições dos EUA. Por Alessandra Corrêa. Segunda-feira (15/01) marca o início oficial da temporada de primárias nos Estados Unidos, na qual serão definidos os candidatos que disputarão a Presidência na eleição de 5 de novembro. Eleitores republicanos no Estado de Iowa, historicamente o primeiro a votar, vão escolher seu candidato num processo de votação chamado de "caucus". O ex-presidente Donald Trump continua sendo o favorito para conquistar a nomeação republicana. Na votação geral, várias pesquisas mostram Trump empatado ou até à frente de Joe Biden, o presidente democrata que deve ter seu nome confirmado para concorrer à reeleição. Nos Estados Unidos o sistema político é dominado por apenas dois grandes partidos: Democrata e Republicano. Candidatos de agremiações menores ou independentes podem concorrer, mas não costumam ter chance. (...) (BBC News Brasil)

8-JATOS 737 - Após incidente, China suspende entrega de jatos 737 Max da Boeing. Decisão foi tomada depois que a Boeing recomendou inspeções no final de dezembro. Fabricante não entrega este tipo de aeronave no país desde 2019. (....) (O Globo)

9-VINI JR. - Brasileiro comandou a goleada do Real Madrid sobre o Barcelona, na final da Supercopa da Espanha. Vinícius Júnior marcou um hat-trick histórico, na final da Supercopa da Espanha, vencida pelo Real Madrid contra o Barcelona, pelo placar de 4 a 1.Ao fazer o terceiro, de pênalti, na marca dos 38, o camisa 7 entrou para uma lista seleta de brasileiros que marcaram três vezes em uma mesma partida do maior confronto do futebol espanhol. Ele se juntou a Evaristo de Macedo (temporada 1957/58) e Romário (1993/94), dois nomes históricos que defenderam o Barcelona. Portanto, Vini se tornou o primeiro brasileiro a fazê-lo pelo lado do Real. (...) (O Globo) Hat-trick é uma expressão inglesa que significa "truque da cartola" ou "barba, cabelo e bigode". (...) (teclasap.com.br)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.