1-PERGUNTAS INTRIGANTES - Conheça 5 perguntas intrigantes que a ciência ainda não conseguiu responder. Com muita dificuldade, alguma reflexão e a infeliz arbitrariedade que caracteriza estas tarefas, selecionamos alguns exemplos. 1. Do que é feito o Universo? 2. Como surgiu a vida? 3. O que nos faz humanos? 4. O que é a consciência? 5. Por que sonhamos? (...) (BBC News Brasil)
2-VALE E MANTEGA - Governo vê mudança no comando da Vale como brecha para tentar emplacar Mantega. O ex-ministro tem mostrado entusiasmo com a ideia de integrar o conselho da Vale. Por Catia Seabra e Nicola Pamplona. (...) (Folha de S. Paulo)
3-OPERAÇÃO ABAFA - Aliados veem risco eleitoral e necessidade de abafar críticas de Bolsonaro a Valdemar. Por Marianna Holanda. A preocupação se justifica pelo pleito municipal deste ano. Eventual briga pública pode transcender os gabinetes do PL, insuflar a militância bolsonarista e prejudicar alianças que estão sendo costuradas pelo país. A persistência de divergências internas tende a ser explorada por adversários. O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, compartilhou em suas redes a entrevista em que Valdemar tece elogios a Lula — o vídeo foi o estopim da irritação de Bolsonaro. (...) (Folha de S. Paulo)
4-MENTIRA SOBRE IMIGRANTES - Extrema direita cresce em Portugal com mentira sobre imigrantes. Discurso anti-imigração do partido Chega, é baseado em desinformação sobre Previdência, onde os brasileiros são maiores contribuintes. Por Gian Amato. A falsa informação sobre a imigração ser um custo para a Segurança Social pode iludir eleitores. Os brasileiros foram, pelo terceiro ano seguido, os maiores contribuintes estrangeiros da Previdência de Portugal, com pagamentos de € 668,9 milhões (R$ 3,6 bilhões). (...) (O Globo)
5-GUAJAJARA - Mortes na Terra Yanomami e volta do garimpo pressionam Ministério dos Povos Indígenas. Volta do garimpo e mortes no território Yaomami suscitam questionamentos acerca do trabalho desempenhado pela pasta comandada por Sonia Guajajara. Por Lucas Altino. (...) (O Globo)
6-MAIS DO MESMO - Onde está Haddad? Ausência em Davos frustra interlocutores, e Brasil é visto como 'mais do mesmo'. Por João Caminoto e Aline Bronzati. (...) Lula pediu a Haddad solução política para impasse da desoneração; via jurídica fica para último caso. Por Roseann Kennedy e Euardo Gayer. (...) (O Estado de S. Paulo)
7-INDÚSTRIA CEGA - O Brasil tem uma indústria cega. O carro elétrico não é problema, é solução. Por Elio Gaspari. A chinesa BYD ultrapassou a Tesla na produção de carros elétricos. Quando Juscelino Kubitschek fez-se fotografar ao volante do primeiro Volkswagen, a China produzia bicicletas. Há dez anos, fabricava carros, mas exportava pouco. É possível que em 2030 o Império do Meio tenha um terço do mercado mundial de veículos. Pindorama trata o carro elétrico como se fosse um cisco incomodando o olho. Lida com o que lhe parece ser um problema onerando as importações, sem um programa agressivo de transformação de sua indústria automotiva. É coisa velha. O patrono da indústria brasileira é o Visconde de Mauá. Faliu. Ele navegou no Amazonas, produziu barcos e abriu ferrovias. O Brasil entrou deliberadamente tarde no mundo das ferrovias. Quando chegou, atrasado, ao tempo dos automóveis, afogou o transporte ferroviário. Mas nem sempre errou-se. Presidentes visionários criaram o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e a Embrapa, que criou a semente da soja que brotava no cerrado. Estão aí a Embraer e o agronegócio para mostrar que vale a pena olhar para a frente. Basta ouvir quem fala do novo. A eletrificação dos veículos veio para ficar. Os barões da indústria automotiva estão sentados em cima de 70 anos de proteção. A exportação de proteínas cresce e a de veículos encolhe. O agronegócio sabe se transformar. (...) (Folha de S. Paulo
8-ELITE NO BRASIL vê renda crescer até o triplo do observado entre o restante da população. Grupo que representa fatia 0,01% mais rica vê ganhos quase dobrarem entre 2017 e 2022. Por Adriana Fernandes. A renda de 15 mil pessoas pertencentes ao topo da pirâmide social no Brasil cresceu nos últimos anos até o triplo do ritmo observado entre o restante da população, elevando a concentração da riqueza ao fim do governo Jair Bolsonaro (PL). Entre essa elite, que representa 0,01% da população, o crescimento médio da renda praticamente dobrou (96%) entre 2017 e 2022. Enquanto isso, os ganhos da imensa maioria da população adulta (os 95% mais pobres) não avançaram mais do que 33% —pouca coisa acima da inflação do período (31%). A conclusão está em nota técnica elaborada pelo economista Sérgio Gobetti, publicada pelo Observatório de Política Fiscal do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). (...) (Folha de S. Paulo)
9-IDOSOS EM 'ASILOS' - 'Não tive saída, coloquei minha mãe em uma instituição': o tabu sobre idosos em 'asilos'. Por Vinícius Lemos. Primeiro, Enila Guimarães teve ataques de pânico. Enila foi diagnosticada com uma doença degenerativa que a deixaria com demência e cada vez mais dependente de cuidados. Cerca de 90% dos cuidadores de pessoas com demência em São Paulo são mulheres. Em certo momento, a jovem decidiu que a única alternativa seria levar a mãe para uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), lugares popularmente conhecidos como "asilos" ou "casas de repouso". A própria Ana tinha preconceito com o assunto. A geriatra Karla Giacomin, que lidera a Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI, conta que o preconceito sobre o tema ainda é grande. "É fundamental entender que além daqueles que não têm familiares próximos ou romperam relações com os parentes, há situações em que a própria família, por mais que queira, não consegue mais cuidar daquela pessoa", afirma Giacomin, que é consultora da Organização Mundial de Saúde (OMS) para cuidados de longa duração. "O cuidado faz parte da dimensão humana, é um direito, e esse é o papel dessas instituições." (...) (BBC News Brasil)
10-DIETA DE HUGH JACKMAN - De 8 mil calorias diárias a pequenas porções de peixe e vegetais: a dieta de Hugh Jackman para viver Wolverine. Ator australiano voltará a interpretar o herói da Marvel em 'Deadpool 3', previsto para chegar aos cinemas em novembro. Por El País.(...) (O Globo)
11-HAMAS SUPREENDE ISRAEL - Fortaleza subterrânea: Extensão, profundidade e qualidade de túneis do Hamas em Gaza surpreendem Israel. Com incursão terrestre, Israel descobre túneis com sete andares de profundidade. Por Adam Goldman, Ronen Bergman, Patrick Kingsley e Gal Koplewitz, The New York Times. (...) (O Globo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]