Por:

Suécia na Otan liga o alerta na Rússia

Desavenças politicas à parte, o parlamento turco deu um grande salto para o fim de uma neutralidade que dura décadas, com o aval para a entrada da Suécia na Otan. Falta agora o presidente Erdogan ratificar a decisão dos congressistas, que deixaram de lado as rusgas com o país escandinavo, por abrigar curdos considerados terroristas pela Turquia, para abrigar mais um mento a organização militar criada no período da Guerra Fria.

Tanto a Suécia quanto a Finlândia, outra nação da península escandinava que saiu da neutralidade militar para 'tomar' partido, foram motivadas pela Guerra da Ucrânia a buscar alianças, visando a defesa de seus territórios. Os dois países são considerados de grande importância mundial, pela proximidade com a Rússia.

A criação da Otan surgiu no período da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética travavam a dominância na ordem mundial. Enquanto os EUA lideravam a banda ocidental com o Plano Marshall (Economia) e Otan (Militar) a URSS era a potência na banda oriental com o Comecon (Economia) e Pacto de Varsóvia (Militar). Hoje, por exemplo, a Polônia, que era um país sob domínio soviético, cuja capital é Varsóvia, está na Otan.

E a Guerra da Ucrânia foi motivada justamente por um país que antes pertencia a URSS entrar em contato com a Otan, para entrar na aliança militar. Com isso, provocou um efeito cascata em outras nações para buscar ajuda de defesa, principalmente as da península escandinava, que antes eram consideradas neutras.

A entrada da Finlândia na Otan, por exemplo, quase provocou uma retaliação da Rússia no país, pelos quilômetros de fronteira entre as nações. Ou seja, se o xadrez de Putin era para amedrontar a Ucrânia e os EUA — principalmente —, fez outras peças se moverem, que não estavam no jogo político.

Ao que tudo indica, a Guerra da Ucrânia ainda perdurara por alguns meses, enquanto a Otan só cresce o número de membros, deixando a Rússia cada vez mais cercada por países da aliança militar, que, por mais que não venha a ser, ainda tem resquícios do período da Guerra Fria. Assim como esse conflito entre os governos de Kiev e de Moscou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.