Por:

A marca histórica de São Paulo ao país

Entoada em diversas canções, São Paulo é uma cidade que encanta em diversos aspectos e sentidos. E nestes seus 470 anos de fundação, nada melhor do que recordar o passado e projetar o progresso, para mais 470 anos.

Fundada a partir de um colégio jesuíta por 12 padres, dentre eles José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, em 25 de janeiro de 1554, a cidade de São Paulo cresceu não apenas de tamanho, como também de importância para o cenário político, econômico e social do Brasil.

Desde a época da colonização, com a capitania de São Vicente, a região é considerada uma das mais ricas e prósperas do país. Até mesmo depois da sua fundação, São Paulo obteve êxito em grandes acontecimentos nacionais, como o palco da assinatura da independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. Na era imperial, o Vale do Paraíba virou o grande polo na produção cafeeira. No início da República, praticamente dominou o cenário político, com vários presidentes, como Prudente de Moraes, Rodrigues Alves e Washington Luís. Na Era Vargas, fez uma revolução para cobrar a nova constituição brasileira. Na ditadura, foi palco de diversas manifestações em 1968. E nas décadas recentes, o burburinho do aumento das passagens de ônibus.

No processo econômico, a cidade hoje é a sede da Bolsa de Valores. No passado, uma grande contribuidora de café, açúcar e minérios.

Ou seja, a capital onde tudo acontece no país tem sim motivos para celebrar mais um aniversário, com um presente ainda a ser entregue: o novo Pacaembu, estádio de jogos memoráveis e de importância histórica para os paulistanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.