O novo treinador da seleção brasileira

Por

A Confederação Brasileira de Futebol oficializou na quarta-feira o nome de Dorival Jr. como novo treinador da seleção brasileira, com a previsão de apresentação para esta quinta.

A escolha para substituir Fernando Diniz, que esteve no comando de forma interina, foi de certa forma óbvia, visto que Dorival é o treinador brasileiro com os melhores trabalhos no últimos anos, com duas Copa do Brasil e uma Copa Libertadores conquistadas entre 2022 e 2023.

Mesmo assim, com um invejável currículo e no melhor momento de sua carreira, Dorival enfrenta a ironia, o deboche e o desdém de alguns torcedores e até pessoas de dentro da imprensa. Qual a explicação para tratamentos tão desrespeitosos?

Dorival Jr., além de competente dentro de campo, é conhecido por ter ótimo relacionamento com jornalistas, jogadores e torcedores, fatores que tornam ainda mais estranho os olhares tortos de algumas pessoas.

Uma possível explicação para isso é justamente pela forma educada e humilde habitual de Dorival Jr. Para algumas pessoas, respeito tem a ver com arrogância, prepotência e certo nível de desprezo por quem está em volta. Estes são mais reconhecidos. Estranho, mas verídico.

Apesar da desconfiança e o menosprezo de algumas pessoas, apenas Dorival Jr. terá a chance de calar os críticos e de dar razão aos que comemoraram a sua escolha.

A primeira missão não é tão complicada assim. Colocar novamente o Brasil entre os primeiros lugares das Eliminatórias deve ser uma tarefa natural para o treinador já acostumador a dar a volta por cima em trabalhos que não andavam bem.