Carnaval, a fórmula financeira do Rio
Está chegando um dos momentos mais importantes para o Estado. O Carnaval é sem dúvidas a data mais lucrativa não da cidade, mas do estado do Rio de Janeiro. Seja pela chegada de estrangeiros que querem aproveitar o circuito carnavalesco carioca, como os próprios moradores das cidades que se aventuram nas ruas ou viajando para a Costa Verde ou Região dos Lagos, esse é o momento das praias paradisíacas ficarem lotadas, os blocos tomarem as ruas e o comércio colocar os melhores produtos a venda.
O cenário hoteleiro aproveita esse momento que já vem sendo aquecido desde o Ano Novo para ver suas cifras subirem com o seus quartos ocupados 100%. Mesmo com a chegada dos Airbnb que acabou enfraquecendo alguns hotéis, durante o Carnaval, esse enfraquecimento não existe e na realidade, o aluguel das casa se transformam em uma oportunidade para mais turistas aproveitarem o Carnaval.
Para se ter uma ideia esse aumento nos lucros vão muito além da rede hoteleira da cidade e pega de fato todos os setores da cidade, ainda mais os com conexão direta com o Carnaval. Para se ter uma ideia, os quiosques da cidade conseguem ter um aumento de até 300% de lucro frente ao lucro dos outros meses do ano. Aliás, não é difícil encontrar comerciantes que conseguem no Carnaval o sustento do ano inteiro de suas famílias.
Essa realidade demonstra a importância do Carnaval para o estado que vai muito além da festa. Observar o maior espetáculo da Terra com a verdadeira importância financeira que ela possui para o Estado, é sem dúvidas valorizar o Rio de Janeiro. Essa fonte lucrativa é tanta valia, que outros estados copiam a nossa fórmula.