Cria da Mangueira, Nathan Amaral vence concurso de violino nos EUA
1-O ÁLCOOL E O FÍGADO - O que acontece com seu fígado quando você para de beber álcool. Por Ashwin Dhanda, The Conversation. O fígado é o maior órgão interno do corpo humano. Ele é fundamental para centenas de processos do organismo, incluindo a degradação de toxinas presentes em remédios e no álcool. No entanto, não devemos nos esquecer que outros órgãos, como o cérebro e o coração, também podem ser prejudicados pelo consumo excessivo de álcool a longo prazo. Como hepatologista (especialista em fígado), trato diariamente pessoas com doenças hepáticas que estão relacionadas ao consumo de álcool. Trata-se de um espectro de doenças que vai desde o acúmulo de gordura no fígado (o popular fígado gorduroso) até a formação de cicatrizes (cirrose). Felizmente, temos boas notícias. Se pessoas com gordura no fígado ficam apenas duas ou três semanas sem consumir álcool, o fígado delas pode sarar e voltar a parecer e funcionar como se fosse novo. Não beba. Se você desejar consumir álcool, beba com moderação e fique entre dois a três dias sem essas bebidas durante a semana. (...) (BBC News Brasil)
2-DEPUTADO BOLSONARISTA PERDE - Justiça de MT nega ação de deputado bolsonarista contra professor universitário. Por Nelson Lima Neto. Abílio Brunini abriu diversos processos judiciais contra quem critica a sua atuação, alegou danos a sua honra após o docente Bruno de Araújo dar uma entrevista. (...) (O Globo
3-MAIS INVESTIMENTO - Investimento em infraestrutura vai crescer 11% este ano, mas ainda será baixo em relação ao PIB-Produto Interno Bruto. Levantamento da Inter.B Consultoria aponta R$ 215,8 bilhões em aportes em 2024, menos de 2% do PIB. Mesmo com o novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, investimento público deve ficar em 0,64% do PIB. Por Vinicius Neder. Para Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B, os dados sugerem que o programa não conseguirá elevar substancialmente os aportes públicos. (...) (O Globo)
4-CRIA DA MANGUEIRA, Nathan Amaral, violinista carioca, tirou primeiro lugar no Concurso da Orquestra Sphinx 2024, nos Estados Unidos, equivalente a US$ 50 mil e contratos para participar como solista em concertos de diversas grandes orquestras. Por Márvio dos Anjos . O violinista carioca Nathan Amaral, 29 anos, venceu na noite de sábado (28), em Detroit (EUA), o prêmio da categoria senior (18 a 30 anos) do Concurso Sphinx 2024. Oriundo do morro da Mangueira, Nathan Amaral foi descoberto aos 11 anos no Centro Cultural Cartola pela professora Noemi Uzeda, que dava aulas de musicalização e violino para as crianças da comunidade - sua entrada no projeto se deu quando um funcionário do centro bateu à porta de sua casa aleatoriamente. A mãe, Roberta Amaral, achou uma boa ideia, ainda que o filho não tivesse qualquer contato anterior com música clássica. Ao detectar o talento precoce do menino ainda no ensino básico, Noemi o encaminhou para ter aulas com Bernardo Bessler, que o acompanhou por cinco anos. Após quase abandonar o violino para fazer um curso técnico, uma vez que sua mae, Roberta Amaral, sentia necessidade de vê-lo com uma profissão desde cedo, Noemi Uzeda entrou em ação mais uma vez para fazer com que Nathan não saísse do caminho da música. Abandonou o curso técnico, continuou os estudos musicais e passou em primeiro lugar na UniRio, no curso de violino, aos 17 anos, confirmando as expectativas da professora. Já no segundo ano deixou a universidade da Urca para estudar numa bolsa da Osesp, sob orientação do italiano Emmanuele Baldini, spalla da orquestra. Depois, Nathan prosseguiu seus estudos na Universidade Mozarteum de Salzburgo, Áustria, sob Esther Hoppe, graças a uma vaquinha on-line que lhe garantiu os meios para se manter na Europa. Depois, também teve estudos no Conservatório de New England, Estados Unidos, com Donald Wallerstein. Hoje, Amaral reside em Berlim. (...) (O Globo)
5-ÁCIDO SULFÔNICO: entenda o que é a substância que caiu em rio e deixou Joinville em situação de emergência. Componente é usado na fabricação de detergente e limpadores multiuso, por exemplo. Apesar de representar risco à saúde, tende a se deteriorar com o tempo. A cidade Joinville (SC) está em situação de emergência desde a manhã de segunda-feira (29), quando um caminhão que transportava galões de ácido sulfônico se chocou contra um barranco, na Serra Dona Francisca (SC-418), e acabou despejando o produto químico num córrego que desagua no Rio Cubatão, cujas águas abastecem 34 bairros do município. O ácido sulfônico é usado como base para fabricação, principalmente, de detergente em pó ou líquido. Ele é eficiente para retirada de sujeiras e reage bem com gordura. A substância também forma bastante espuma quando exposta. O ácido alquilbenzenossulfônico é tido como um produto corrosivo e capaz de se misturar na água. De acordo com o sistema de emergências químicas da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), baseado na Ficha de Segurança de Produtos Químicos (Fispq), as pessoas devem evitar contato com o ácido. (...) (O Globo)
6-MERCOSUL E UE: entenda por que o acordo não saiu - e isso não é má notícia. Tratado neoliberal demorou duas décadas para ser escrito, mas podem haver outras opções. Por Giorgio Romano. Final de 2023, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, em pauta há mais de vinte anos, parou novamente. O próprio governo brasileiro e, em particular o Itamaraty, tinha criado uma expectativa que o texto negociado em 2019 iria finalmente seguir com passos firmes o rito de aprovação pelos poderes legislativos seguido de ratificação pelos poderes executivos para entrar em vigor. O que deu errado? Em primeiro lugar há de se entender que o texto que caiu no colo do Lula, foi negociado pelo que tem de mais liberal no Mercosul. Mauricio Macri, presidente da Argentina, (2015-2019) estava na presidência rotativa do Mercosul e se preparando para a campanha eleitoral. No Brasil, o governo Bolsonaro estava no seu primeiro ano. Paulo Guedes, o czar da economia, deu continuidade à visão dos negociadores do governo Temer de que a maior abertura possível, junto com compromissos em restringir políticas industriais ativas, não seriam compromissos, mas medidas necessárias. Os europeus aproveitaram a boa vontade de seus interlocutores sul-americanos. O governo da Alemanha começou a assumir uma postura mais ativa para defender sua manufatura e posições fora da Europa, entre as quais se destaca o Mercosul. (...) (BdF)
7-MACHU PICCHU - Por que Machu Picchu entrou em 'greve por tempo indeterminado'? Saída de turistas, protestos, fechamento de empresas e uma "greve por tempo indeterminado". Esse é atual cenário em Machu Picchu, o icônico sítio arqueológico do Peru considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. A situação conturbada ocorre depois que uma empresa privada, a Joinnus, assumiu a comercialização dos ingressos do local. Grande parte dos protestos são dirigidos contra a ministra da Cultura peruana, Leslie Urteaga, a quem culpam por permitir a venda de ingressos pela Joinnus. "Ministra da Cultura, não alugue Machu Picchu, alugue sua casa", dizia uma das faixas carregadas pelos manifestantes. (...) (BBC News Brasil)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com