Por: José Aparecido Miguel (*)

O apagão de professores no Brasil. Em 2022, 58% dos alunos de cursos de licenciatura desistiram de se formar

1-ÁGUA NO FEIJÃO - Água no feijão. Getúlio Vargas recebe o repórter no Palácio do Catete: - "Presidente, para vencer na política, o que é necessário?" - Vargas: "Muita coisa. Por exemplo, boa memória. A política é como água no feijão. O que não presta flutua. O que é bom repousa no fundo". (Contada por Sebastião Nery) (...) (Porandubas Políticas-Gaudêncio Torquato)

2-MAIS DE CEM EXONERAÇÕES - Herança bolsonarista, 8 de janeiro, arapongagem: limpas na Abin e no GSI sob Lula já geraram mais de cem exonerações. Desde os ataques golpistas de 8 de janeiro, o presidente fez mudanças em postos-chave dos órgãos de inteligência. Por Mayra Castro. As substituições acontecem em meio a uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de espionagem ilegal na Abin durante o governo Jair Bolsonaro, quando o órgão era comandado por Alexandre Ramagem, hoje deputado federal pelo PL. As baixas em posições estratégicas, porém, não são uma novidade na gestão lulista. Diversos nomes da Abin e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) acabaram desligados, totalizando, com as trocas de terça-feira, mais de cem exonerações apenas nos dois órgãos, em um período de apenas um ano. (...) (O Globo)

3-MEDIDAS PROTETIVAS - Tragédia. Quase 23 mil medidas protetivas foram dadas a mulheres vítimas de violência, em 2023. idas protetivas foram dadas a mulheres vítimas de violência, em 2023; Botão do Pânico foi acionado 91 vezes, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Já o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), conta que foram entregues quase 23 mil medidas protetivas. O botão, administrado pela Seap, acompanha vítimas cujo agressor responde em liberdade e com uso de tornozeleira eletrônica. A secretaria informa que monitora 134 agressores, todos com histórico de violência doméstica. Uma vez pressionado, o dispositivo aciona a central do 190, da Polícia Militar, que direciona imediatamente uma viatura até a vítima. Na capital fluminense, a predominância de acionamentos acontece na Tijuca, com quatro monitoradas, Taquara, Copacabana e Jardim Guanabara, todos esses com três mulheres. A secretária de Estado de Administração Penitenciária Maria Rosa Lo Duca Nebel reforça que o monitoramento dos agressores são importantes para tirá-los da "escuridão". "A partir do sistema de monitoração eletrônica, os agressores, antes ocultos nas sombras, agora estão sob olhar constante das forças de segurança pública do Rio de Janeiro, a postos 24 horas para agir em defesa da vida daquelas que eles perseguem", afirma. (...) (O Globo)

4-O APAGÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Em 2022, 58% dos alunos de cursos de licenciatura desistiram de se formar. Jovens professores desistem do magistério após 5 anos, pelas más condições de trabalho e sofrimento mental. Em 15 anos, estima-se que faltarão professores na educação básica. Por Mariana Serafini. O apagão revela-se ainda mais grave no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio, cujos alunos mais pobres passarão a receber uma bolsa-permanência criada pelo governo Lula. E também em áreas do conhecimento específicas, como física, matemática e química. Em um país no qual o acesso ao ensino superior ainda é um privilégio para poucos, chama atenção o fato de sobrarem cadeiras vazias nos cursos de licenciatura. Nas universidades públicas, 26,4% das vagas estão ociosas, porcentual que atinge 32,45% nas instituições privadas - um claro sintoma do desprestígio da carreira docente no Brasil. Afonso Celso Teixeira, secretário-geral do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro, Sinpro-Rio afirma que o problema não são apenas os baixos salários, algo que acabou naturalizado pela sociedade brasileira. "O professor costuma trabalhar das 7h30 às 17h30. Em muitos casos, estende a jornada até as 22 horas. Isso, só em sala de aula. É uma rotina extenuante." (...) (CartaCapital)

5-CONFEDERAÇÃO ISRAELITA pede prisão de Breno Altman, jornalista judeu crítico do sionismo de Israel. Fundador do Opera Mundi vem sendo alvo de uma ofensiva judicial deflagrada pela Conib desde que intensificou suas denúncias ao massacre que o Estado de Israel promove em Gaza. Por Ivan Longo. Na nova ação, protocolada junto ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a Conib acusa Altman de "incitar uma caçada aos judeus" após o jornalista apoiar uma fala do ex-deputado José Genoino (PT), acusado de antissemitismo pela entidade. "José Genoíno está coberto de razão. O Estado colonial e racista de Israel deve ser submetido a boicote, desinvestimento e sanções, como a África do Sul durante o apartheid. Empresas apoiadoras desse regime criminoso, incluindo as brasileiras, devem receber a mesma punição", disse Breno Altman. Para Pedro Serrano, advogado de Breno Altman, as ações da Conib contra o jornalista configuram tentativa de censura. "Trata-se de uma tentativa de censurar opiniões políticas do Breno, que nada têm de antissemitismo. O que ele tem é um antissionismo, ou seja, ele é crítico ao sionismo, que é uma posição política. O Breno é judeu, teve antepassados mortos em campos de concentração. Não tem nenhum sentido ele ser contra ele mesmo, contra a própria família", disse Serrano ao jornal Folha de S. Paulo. (...) (Revista Fórum)

6-TRANSFORMAÇÃO NOS CARROS - Como o Chat GPT promete transformar os carros mais cedo do que você pensa. Por Julio Cabral.
Sistemas de Inteligência Artificial embarcada foram um dos destaques do mais recente CES (Consumer Electronic Show). A Carros do Futuro traz para você um apanhado das principais novidades anunciadas no evento de tecnologia de Las Vegas. Exempos: Mercedes-Benz - Nos últimos seis meses, o fabricante alemão já falava de uma ferramenta que permite ao condutor e passageiros terem diálogos complexos com os sistemas do carro que, por sua vez, podem dar sugestões ou esclarecer as perguntas feitas por ele. Embora ainda esteja na fase Beta, o lançamento será ainda em 2024. Volkswagen - Também promete colocar a sua ferramenta do tipo ChatGPT no mercado ainda em 2024. Sem substituir o sistema próprio da marca, o aplicativo permitirá elaborar questões mais complexas. BMW - Está fazendo um upgrade da integração com a Alexa LLM (Large Language Model, ou grande modelo de linguagem). A parceria com a Amazon já vem de uns anos para cá e, agora, o aperfeiçoamento da integração com o BMW Intelligent Personal Assistant funciona com a IA generativa de última geração. (...) (UOL Carros)

7- ÚLTIMO MACHO - A vida do último macho de uma espécie que virou ícone da preservação animal. Por Riley Farrell. Sudan - o último rinoceronte-branco-do-norte macho do mundo - trazia consigo grandes esperanças. O aplicativo de namoros Tinder elegeu Sudan o "solteiro mais cobiçado do mundo". A vida de Sudan carregava a herança de uma espécie dizimada pela caça ilegal. Na reserva florestal Ol Pejeta, aos pés do Monte Quênia, o jornalista fotográfico Tony Karumba, da agência de notícias AFP, capturou uma famosa imagem de Sudan em 5 de dezembro de 2016. A imagem de Karumba é o retrato em primeiro plano do doce relacionamento entre Sudan e os seres humanos na reserva florestal. Sudan morreu em 19 de março de 2018, com 45 anos de idade. (...) (BBC News Brasil)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.