Por: Marcelo Alves*

Carência de cores e falta de marketing no Carnaval carioca

O carnaval do Rio é o maior evento da cidade, e pequeno em tratamento de marketing. | Foto: Divulgação

Estamos no período do seu maior acontecimento do entretenimento do ano, desejado por milhões de moradores locais, brasileiros de todos os cantos e amantes da alegria espalhados pelo mundo inteiro: o carnaval do Rio de Janeiro, nosso maior produto turístico.

O evento mega proporcionará ao Rio mais de R$ 5 bilhões de reais em movimentação econômica. Um grande negócio que traz a cidade milhões de foliões em busca de diversão e muito consumo, gerando milhares de empregos (diretos, indiretos e temporários), dando conforto a muitas famílias desempregadas.

O carnaval, um evento que a cidade é expert em logística e operação, possui números grandiosos. Os órgãos públicos têm todas as credencias para exportar tanta eficiência numa produção tão completa, em diversos locais ao mesmo tempo. Com toda essa grandiosidade em operação, o envelopamento visual não acompanha a magnitude deste acontecimento.

É nítido, nos solta os olhos, ou melhor, nos falta enxergar cores por todos os lados, abraçando a cidade e ao turista, numa competente, grandiosa e acolhedora comunicação visual do evento.

Perde-se a oportunidade de darmos a este item tão importante num evento a sua real dimensão. O que é visto hoje em postes nas principais vias de grande fluxo são galhardetes sem expressão, alguns caindo no chão, simples, padrão básico e com um arte que não se entende nada. Você tenta ler a informação ou marca patrocinadora e não consegue distinguir nada, e sim um "borrão".

Foi-se tempo que os elementos cenográficos de carnaval eram esperados e tomavam conta das ruas, principalmente do Centro da cidade, e hoje não tem uma comunicação visual a altura do Carnaval do Rio. O marketing nesse quesito é nota baixa.

Todos os megas eventos na cidade são investidos muitos recursos no seu marketing. Trabalham a marca do evento o ano inteiro. E o carnaval do Rio, nada! Não há uma marca oficial conhecida de todos, venda de produtos oficiais, lojas oficiais do carnaval do Rio em pontos estratégicos, campanha publicitária grandiosa e imponente, receptividade acolhedora aos turistas nos aeroportos, rodoviária e porto e uma comunicação visual em toda a cidade, de ponta a ponta, não só em postes, mas em bares, shoppings, orla, pontos turísticos, hotéis, aeroportos, porto, rodoviárias, vias federais e estaduais, mídia OOH….

O carnaval do Rio é uma marca e precisa ser trabalhado como um evento só, onde as marcas patrocinadoras invistam, tenham resultados, e, principalmente, proporcionem essa alegria em grande dimensão, obtendo resultados do mesmo tamanho. O plano comercial e propriedades precisam ser únicos do Carnaval do Rio, e não ter divisão de eventos com marcas separadas. A festa é uma plataforma de comunicação só, com carnaval de rua, desfile de escolas de samba na Sapucaí, bailes na cidade, desfile na Intendente Magalhães, shows no Terreirão do Samba e tudo que seja oficial da cidade. Assim haverá mais interesse e recursos dos patrocinadores, mais visibilidade, mais retorno para as marcas e mais entendimento e fidelização do publico.

O carnaval do Rio é o maior evento da cidade, e pequeno em tratamento de marketing. A carência de cores nas ruas na comunicação não demostra o seu gigantismo e desejo. Carnaval é grandiosidade, alegria, cidade cheia, empregos, receitas e muitas cores.

Marketing & Business Developer. LinkedIn: Marcelo Alves

 

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