1- UM BOLSONARO INTRIGANTE - A reação de Carlos Bolsonaro que intrigou agentes da PF durante operação da Abin paralela. Por Malu Gaspar. Os investigadores da Polícia Federal (PF) sabiam que os Bolsonaro, em especial o filho 02, Carlos, tomavam muitos cuidados para não deixar registros de conversas ou mensagens, e que trocam de aparelho constantemente. A reação de Carlos Bolsonaro à apreensão de dois aparelhos, porém, mudou o clima na PF já durante a ação. De acordo com fontes que integram a operação, quando o filho 02 de Bolsonaro foi informado por telefone de que agentes da PF também estavam na casa da família na Barra da Tijuca e apreenderam três telefones celulares, o clima pesou. Carlos estava na casa de veraneio do pai em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, onde a PF também confiscou um celular e três computadores. A tensão e a contrariedade manifestadas pelo filho do ex-presidente ao saber do resultado da busca chamou a atenção dos agentes, que ficaram intrigados e até um tanto surpresos, já que àquela altura o 02 já estava ciente de que era alvo da Polícia Federal. (...) (O Globo)
2-WEINTRAUB É DEMITIDO - CGU demite Abraham Weintraub da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por faltas injustificadas. Ex-ministro da Educação de Jair Bolsonaro era investigado por faltas injustificadas e já estava com vencimentos vencidos desde abril de 2023. Por Juliano Galisi. (...) (O Estado de S. Paulo)
3-ROMPENDO O SILÊNCIO - Caso Daniel Alves inspira mulheres vítimas de abusos sexuais a romper o silêncio, diz a especialista Marina Ganzarolli. O julgamento do ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves por estupro entra no terceiro e último dia em Barcelona, na Espanha. A defesa nega as acusações, mas ele já mudou a versão de depoimento cinco vezes. Na última, disse que estava embriagado. (...) (Jornal Eldorado)
4-PADRE JÚLIO LANCELLOTTI - Arquidiocese de SP abre nova investigação contra padre Júlio Lancellotti. Processo ocorre após suposto 'novo fato de abuso sexual'; sacerdote afirma que acusações são falsas e que querem 'ceifar luta pelo povo de rua'. Padre Júlio Lancellotti é coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo. (...) (O Estado de S. Paulo)
5-SUPERFATURAMENTO - Indícios de irregularidades no Perse azedam ainda mais relação entre Haddad e Lira. Por Alvaro Gribel, Victoria Abel, Geralda Doca, Renan Monteiro, Ana Flávia Pilar e Vinicius Neder. Possíveis irregularidades no Perse foram relatadas pelo ministro Fernando Haddad. Programa é defendido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O Ministério da Fazenda avalia que o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) teria aberto margem para lavagem de dinheiro, superfaturamento e atividades ilícitas, segundo integrantes da pasta. (...) (O Globo)
6-LULA E BOLSONARISTAS - Lula vai a MG e fecha série de agendas com quatro governadores bolsonaristas em uma semana. Por Luísa Marzullo e Julia Noia. O petista trocou gentilezas recentemente com Tarcísio de Freitas (São Paulo), recebeu Ratinho Jr. (Paraná) e seguirá para Minas Gerais quarta-feira, onde vai se encontrar com Romeu Zema. (...) (O Globo)
7-TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE DE BILHÕES - Sigilo levantado pelo ministro Dias Toffoli (STF) prova que Transparência pretendia gerir R$ 2,3 bilhões do erário. O processo expõe que, embora a Transparência Internacional não tenha recebido verbas diretas das ações, ela preparou um plano de investimentos e indicou que os dois primeiros pagamentos deveriam ser feitos em uma "conta controlada ou conta de garantia". (...) (Brasil247)
8-REVERSÃO DECISÃO DE TOFFOLI - Ministros do STF avaliam que maioria do plenário é a favor de reverter decisão de Toffoli de anular multa da J&F. Tendência, no entanto, é que recurso seja analisado na Segunda Turma, que já impôs série de derrotas à Lava-Jato. Por Mariana Muniz. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram que a decisão de Dias Toffoli que suspendeu a multa bilionária prevista no acordo de leniência da J&F pode ser revertida caso seja analisada pelo plenário da Corte. A avaliação nos bastidores é a de que ao menos 6 dos 11 integrantes do tribunal poderiam votar para reformar o que decidiu o colega e manter a aplicação das penalidades impostas à empresa. Ao apresentar um recurso contra a anulação da multa, na segunda-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, fez críticas à decisão de Dias Toffoli, autor do despacho, e argumentou que o processo deve ser analisado pelo plenário da Corte. A tendência, contudo, é que o caso vá para a Segunda Turma, que ao longo dos últimos anos impôs uma série de reveses à Operação Lava-Jato. Além de Toffoli, integram a Segunda Turma os ministros André Mendonça, Edson Fachin, Nunes Marques e Gilmar Mendes, decano do tribunal. Ao longo dos últimos anos, o colegiado impôs, por maioria de votos, duros reveses à Operação Lava-Jato. (...) (O Globo)
9-LUCINHA - CCJ analisa afastamento de Lucinha; deputados articulam abertura de processo no Conselho de Ética. Seja qual for decisão, não há efeito imediato; futuro da parlamentar será decidido pelo plenário na sessão de quinta-feira. Por Felipe Grinberg. A deputada Lucia Helena Pinto de Barros, a Lucinha (PSD), é investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal por ligações com milicianos da quadrilha de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, e usar o cargo politicamente para favorecer o grupo. (...) (O Globo)
10-RISCO DE CÂNCER - Depois dos 50 anos, risco de câncer sobe até 11 vezes. No cenário mundial, 56% dos casos de câncer são diagnosticados em idosos e 70% de todas as mortes provocadas por doenças oncológicas acometem pessoas acima dos 60 anos de idade. Por Caio Possati. (...) (O Estado de S. Paulo)
11-OZEMPIC E DESIGUALDADE - Por que Ozempic virou símbolo da desigualdade no tratamento da obesidade no Brasil. Por André Biernath. "Conheço vários casos de patroas com 24 de IMC que tomam o Ozempic toda semana, enquanto as empregadas domésticas delas têm 45 de IMC e seguem sem acesso aos remédios contra a obesidade." O relato do endocrinologista Walmir Coutinho, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), resume um problema que deve se aprofundar cada vez mais nos próximos anos: a desigualdade no acesso a tratamentos contra a obesidade no Brasil. E só para dar o contexto necessário à frase do médico, IMC é sigla para Índice de Massa Corporal, uma fórmula matemática que leva em conta o peso e a altura de um indivíduo para definir se ele está dentro ou fora dos parâmetros considerados saudáveis. (...) (BBC News Brasil)
12-SUCO DE TOMATE - Antifúngico, antimicrobiano: os benefícios do suco de tomate no combate a infecções. Este suco possui peptídeos antimicrobianos que desempenham um papel crucial no combate a doenças causadas por bactérias, fungos e vírus. Por La Nacion.A produção global de tomate fresco em 2021 ascendeu a pouco mais de 189,1 milhões de toneladas, tornando-o a segunda cultura hortícola mais importante depois da batata. (...) (O Globo)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]