Por: José Aparecido Miguel (*)

Governo avalia dispensar supermercados de acordo com sindicatos para trabalho nos feriados

1-TENTATIVA FINANCIADA DE GOLPE - PF reúne provas de financiamento e contraria tese de organização espontânea dos atos golpistas. organização espontânea dos atos golpistas. Por Dimitrius Dantas e Marlen Couto. Os passos mais recentes da Polícia Federal nas investigações sobre a ofensiva antidemocrática revelam o avanço sobre financiadores e mentores da tentativa de golpe de Estado que culminou na invasão e depredação das sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023. (...) (O Globo)

2-AMEAÇAS NA PRÁTICA - 'Com o golpe em curso havia anos, reunião de 2022 foi para colocar ameaças em prática'. Por Eliane Cantanhêde. Objetivo do então presidente Jair Bolsonaro era colocar o bloco na rua, após repetidos ataques às urnas e à democracia. O recado foi relatado à época pelas jornalistas Andreza Matais e Vera Rosa, no nosso Estadão, e está aí para quem quiser ler e comprovar que a audácia golpista da era Bolsonaro não era só "desejo", "intenção", "bravata", como insistem grupos bolsonaristas. O golpe foi articulado, sim, inclusive com tentativa de cooptação ou intimidação de personagens-chaves da Câmara, Senado, Judiciário, mídia... (...) (O Estado de S. Paulo)

3-GOLPISMO E FRENTE ANTI-STF - Apuração sobre golpismo afeta bolsonarismo, mas pode impulsionar frente anti-STF no Congresso. Avanço das investigações pressiona ex-presidente e aliados, mas oposição bate na tecla de que há desequilíbrio entre os Poderes. Por Renato Machado, Cézar Feitoza e Ranier Bragon. O ex-presidente está convocando apoiadores para um ato no próximo dia 25. (...) (Folha de S. Paulo)

4-LULA ASSOMBRADO PELO PASSADO - Por Rogério Furquim Werneck. O presidente começa a enfrentar os custos de governar de olhos fixos no retrovisor. É difícil imaginar que possa faltar tino político a quem já foi eleito três vezes presidente da República. Mas a verdade é que se acumulam evidências de que Lula vem se permitindo preocupante dilapidação dos seus recursos políticos. Assombrado pelo passado, Lula viu seu novo mandato como uma oportunidade para insistir em políticas caras ao PT, certo de que isso redimiria o partido das pechas que lhe foram assacadas na esteira do desastre do terceiro governo petista. (...) (O Estado de S. Paulo)

5-ATRAINDO FUNDOS SOBERANOS - Governo envia missões ao exterior para atrair fundos soberanos e fechar conta de R$ 1,7 trilhão do PAC. Técnicos farão 'road show' para atrair parte dos trilhões de dólares concentrados nos veículos de investimentos de países como EUA, França, Emirados Árabes, China e Cingapura. Por Eliane Oliveira e Renan Monteiro. (...) (O Globo)

6-TRABALHO NOS FERIADOS - Governo avalia dispensar supermercados de acordo com sindicatos para trabalho nos feriados. Nova portaria sobre o tema será publicada neste mês. Por Geralda Doca. O Ministério do Trabalho discute a inclusão de supermercados na lista de atividades que podem funcionar de forma permanente aos feriados sem necessidade de acordo com os sindicatos da categoria de trabalhadores. A inclusão desse setor é um desejo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que busca que a pasta coloque esses estabelecimentos na lista de exceções que será divulgada por uma portaria do ministério. A previsão é que a norma seja publicada no dia 20 deste mês. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não vê problemas com a inclusão dos supermercados, desde que haja acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e com os trabalhadores. (...) (O Globo)

7-MILHÕES DE PROCESSOS COM ERROS - Tribunais brasileiros somam 40 milhões de processos com erros; como isso atrasa o andamento dos casos. Juiz diz que responsabilidade é de advogados e falta servidores para identificar problemas; especialistas indicam que sistema para protocolo de ações deve ser único; CNJ aponta que tribunais focam em resolver casos mais novos. Por Heitor Mazzoco. (...) (O Estado de S. Paulo)

8-OBJETO DO DESEJO DO K-POP - Como a camisa de um time da 2ª divisão do futebol brasileiro se tornou objeto de desejo do K-pop. Uniforme do Guarani, de Campinas, se tornou a obsessão dos fãs de várias estrelas do pop coreano, que se perguntam como esse milagre aconteceu. Por El País. Não é muito comum ver um torcedor do Guarani nas ruas do Brasil. O time de futebol de Campinas, a terceira maior cidade do estado de São Paulo, orgulha-se de ser o único clube do interior a vencer o campeonato brasileiro, mas há muito tempo não compete em igualdade de condições com os grandes nomes do esporte. Tudo começou com uma publicação no Instagram. Em uma foto compartilhada em outubro do ano passado, a cantora japonesa Rio Hanabashi posou em frente aos mais de 1,6 milhão de seguidores de sua banda feminina, a NiziU, nos assentos do vestiário de uma instalação esportiva. Sobre sua calça cargo cáqui, ela vestia a camisa verde do Guarani. Seguindo seus passos, a coreana Gaeul, do grupo IVE, apareceu com uma versão rosa da camisa adornada com detalhes prateados. A cantora sul-coreana IU, por sua vez, apareceu com uma versão de lã azul ao sair de um hotel em Milão. Ambas usavam camisetas piratas de designers desconhecidos. (...) (O Globo)

9-YES, NÓS TEMOS QUINOA: país produz em escala comercial versão 'tropical'. Valor da saca supera o da soja. Por Isadora Camargo, Globo Rural. Com um toque tropical, a quinoa — nativa da Bolívia e do Peru — tem se mostrado alternativa de diversificação de cultivos no cerrado brasileiro, no Nordeste e até no Sul do país. Apesar de o Brasil importar mais de 90% das cerca de 1,5 mil toneladas consumidas por ano no mercado doméstico, hoje produz e até exporta algumas toneladas do alimento. À frente da produção brasileira, alguns agricultores foram pioneiros e apostaram no nicho de superalimentos com alto teor nutricional. (...) (O Globo)

10-CONSUMO DE VINHO - Portugal ultrapassa Argentina em consumo de vinho no Brasil. Com receita de R$ 426 milhões, portugueses conseguiram aumentar em 8% a sua fatia do mercado brasileiro. Por Gian Amato. O Brasil consome mais vinhos de Portugal e a preferência dos brasileiros levou o país a ultrapassar a Argentina no ranking das importações. Os brasileiros compraram cerca de 26 milhões de litros. É um volume 8,9% maior que em 2022. E o valor total das garrafas que seguiram para o Brasil aumentou 12,5%. (...) (O Globo)

11-A QUARTA-FEIRA DE CINZAS é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental. As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. (...) (Wikipédia)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.